Eusébio se destaca na microgeração de energia eólica e solar no Ceará

terça-feira | 05/04/2016

O município de Eusébio faz parte do seleto grupo de municípios do Ceará aonde o próprio consumidor vem gerando a energia para uso familiar a partir de fontes renováveis ou de alta eficiência energética. No Estado são 20 unidades ou Centrais Geradoras de Energia Eólicas com potencia instalada de 56,1 KW (quilowatts), o que corresponde a 33,43% da potência instalada de geração distribuída no Brasil. Com isso o Estado ocupa o primeiro lugar no mercado eólico brasileiro de geração distribuída.

Essas usinas são chamadas de unidades de microgeração, ou seja, que têm potência instalada de até 75 KW. Além do Eusébio, o Estado conta com equipamentos nos municípios de Fortaleza, Aquiraz, Maracanaú e Trairi, e a maioria deles tem uso residencial. No Eusébio a Prefeitura vem dando exemplo ao instalar o primeiro microgerador de energia eólica em um órgão público no Ceará. O equipamento, instalado na Autarquia Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA), está suprindo todo o consumo do órgão municipal, e impedindo que sejam jogadas na atmosfera 470 toneladas de dióxido de carbono, prejudiciais ao efeito estufa.

Segundo o presidente da AMMA, Celso Rodrigues, o excedente que está sendo produzido é usado como crédito junto a Coelce para o abatimento da conta de energia. “O sistema condiz com a nossa missão, pois além de órgão fiscalizador e de controle, temos uma forte atuação na preservação do meio ambiente. Com esse projeto, que gera energia renovável e não poluente, teremos também uma redução significativa da emissão de CO² na atmosfera”, afirma.

O prefeito Júnior observa que a instalação do microgerador tem efeito na área social do município, pois todos os recursos economizados através do sistema estão sendo destinados para outras áreas em benefício da população. “Creio que iniciamos um novo ciclo que representa o zelo e a responsabilidade que temos com o nosso meio ambiente”, afirma.

Além da energia eólica, diversos condomínios e unidades residenciais do Eusébio têm se voltado para a geração de energia solar. O Ceará ocupa a 13ª posição no mercado fotovoltaico de geração distribuída, sendo responsável por 1,99% da potência instalada nacional. São 63 unidades de microgeração, que possuem 370,6 KW de potência instalada. As unidades ou centrais estão localizadas também nos municípios de Fortaleza, Aracati, Jaguaribe, Quixeramobim, Trairi, Aquiraz e Caucaia. A maioria é residencial.

Pelas novas regras trazidas pela da Resolução Normativa nº 482/2012 da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, fica permitido o uso de qualquer fonte renovável, além da cogeração qualificada, o aumento do prazo de validade dos créditos de 36 para 60 meses e a possibilidade de instalação de geração distribuída em condomínios. A ANEEL criou ainda a figura da “geração compartilhada”, possibilitando que diversos interessados se unam em um consórcio ou em uma cooperativa, instalem uma micro ou minigeradora distribuída e utilizem a energia gerada para redução das faturas dos consorciados ou cooperados.