Eusébio se engaja na campanha em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

sexta-feira | 05/06/2020

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Educação, se une ao Ministério Público do Trabalho (MPT) na Campanha em alusão ao Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil2020, que acontece no próximo 12 de junho. O tema deste ano é “Covid-19: agora mais do que nunca, protejam crianças e adolescentes do trabalho infantil”. O Eusébio, assim como boa parte dos municípios do Ceará, encontra-se em condição de isolamento social devido ao novo coronavírus, mas mesmo assim o trabalho para eliminar o trabalho infantil continua.

Os dados quantitativos sobre a questão do Trabalho Infantil mais recentes são oriundos da pesquisa PETECA (Programa de Educação Contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente) realizada no município pela equipe do Departamento de Apoio ao Estudante (DAE) da Secretaria de Educação. O diagnóstico mostra que no ano de 2019, o município de Eusébio contava com 57 casos de crianças/adolescentes em alguma condição de trabalho infantil.

Conforme a secretária de Educação, GorettiFrota, esse quantitativo considera crianças/adolescentes que estudam, residem e trabalham no município. “A pesquisa de diagnóstico do PETECA acontece todos os anos e contempla o universo de todas turmas de Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano). Em 2019, foram aplicados um total de 3.648 questionários com os alunos e alunas”, afirma.

​A professora Maria do Carmo dos Santos (Carmosa) ressalta, que no tocante as atividades laborais realizadas, foi possível identificar as mais comuns que são consideradas, por muitos,atividades normais ou banalizadas socialmente. “Em 2019, observamos uma considerável diminuição dos casos de trabalho infantil no município de Eusébio, comparativamente aos últimos anos (em 2017, os dados da pesquisa PETECA constataram 163 casos; e em 2018, foram verificados 79 casos)”, comenta.

Segundo ela, as formas de trabalho mais encontradas são: trabalho em mercadinho (8 casos); trabalho como babá (7 casos); fazendo entregas (5 casos); trabalhando em oficinas mecânicas (5 casos); fazendo pequenas vendas (5 casos); trabalhando em salões de beleza (4 casos); em churrasquinhos (3 casos); em lanchonetes (3 casos); ciscando terrenos (2 casos); ou trabalhando com parentes (2 casos), entre outras.

​No início deste ano, a equipe do DAE promoveu uma oficina com os gestores e os professores encarregados pela promoção do PETECA nas escolas. Na ocasião, as escolas de Ensino Fundamental com 4º e 5º anos foram chamadas a fazer parte do PETECA. O tema do PETECA no município este ano é: “A importância do combate ao trabalho infantil”.

A Secretaria de Educação, através do DAE, estará realizando atividades de divulgação da Campanha no Dia 12 de junho, por meio das redes sociais. A equipe que coordena o PETECA no Eusébio conta com os seguintes profissionais: professores Carmosa (coordenadora), Jéssica Soares (gerência), Tereza Valério, Norbério Terceiro e Sandra Gadelha.