Eusébio sedia curso de gestão pública sustentável

segunda-feira | 10/03/2014

A Prefeitura de Eusébio sediou, na sexta-feira, o curso ‘Gestão Pública Sustentável’, promovido pelo Programa ‘Cidades Sustentáveis’. O evento reuniu, além do Eusébio, técnicos dos municípios de Fortaleza, Itaitinga, Maracanaú, São Gonçalo do Amarante, Aquiraz e Tururu. O PCS propõe o levantamento de indicadores sociais, econômicos, políticos, ambientais e culturais das cidades como forma de elaboração de um diagnóstico detalhado para aprimorar o conhecimento dos gestores públicos sobre a realidade do município.

Presente ao encontro, o prefeito de Eusébio, Júnior, observou que o município tem se notabilizado por lançar projetos pioneiros, como o Tempo Integral nas escolas e a Tarifa Zero no Transporte Urbano, mas também quer ser pioneiro em ações regionais que possam integrar os municípios vizinhos. “Queremos abraçar os nossos vizinhos com projetos de integração, através de consórcios ou convênios visando a sustentabilidade”, observou.

O prefeito Júnior afirma que a sustentabilidade tem um sentido mais amplo e visa fazer bem mais com menos, dotando a cidade de uma vida mais saudável. “O Eusébio já trabalha com metas e resultados, e essa plataforma das Cidades Sustentáveis vem consolidar nossas ações cada vez mais em busca de uma cidade mais humana”, asseverou.

O coordenador executivo do Programa Cidades Sustentáveis, Maurício Broinizi Pereira, destacou que o objetivo do programa é contribuir para que a gestão pública municipal seja realmente exitosa e consiga melhorar efetivamente a qualidade de vida da população, assim como modernizar a administração com a adoção de métodos de planejamento que sejam capazes de gerar bons resultados no curto, médio e longo prazos.

Segundo Broinizi, para alcançar esse intento o PCS disponibiliza para as prefeituras um software (plataforma de dados), criada para a inserção de indicadores. “O objetivo final é fazer com que as informações, atualizadas e precisas, sejam poderosos instrumentos de gestão. Através dos indicadores as prefeituras podem criar seus planos de metas de melhorias em cada setor, visando atingir os objetivos planejados”.

Durante o curso, Maurício Broinizi ministrou o módulo I, com o tema “As Bases do Programa Cidades Sustentáveis e Mapeamento Estratégico do Município”, seguido de debate e também o módulo II, com o tema “Fundamentos da Governança e Gestão Local”, também seguido de debate.

Já o módulo III, teve a frente à assessora do Programa Cidades Sustentáveis, Ariela Setti, com a temática “Os 12 eixos temáticos do Programa Cidades Sustentáveis (PCS), seguido de novo debate.No período da tarde foi ministrado o módulo IV que tratou da

“Metodologia para a Implementação de Indicadores e Planos Metas”, pela coordenadora de Indicadores do PCS, Clara Meyer Cabral. Neste módulo foram abordados os subtemas: Informação organizada, coleta de indicadores e diagnóstico preliminar; priorização dos indicadores – utilização do sistema de monitoramento; uso do sistema de indicadores para a Construção de Observatórios. O curso foi encerrado às 17h30, após debate final.