Eusébio sedia empresa que detém 60% do mercado de medidores eletrônicos de energia elétrica do Brasil

quarta-feira | 04/05/2016

O crescimento econômico e social do município de Eusébio vem atraindo empresas de grande porte, colocadas entre as mais importantes do país, em seus segmentos. Uma delas é a Eletra Energy Solutions. Criada em 2010, a Eletra surgiu de uma Joint Venture entre a FAE Tecnologia, empresa Cearense fundada em 1971 e o Grupo Hexing, de origem chinesa, que possui mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento e fabricação de medidores de energia elétrica, sendo um dos principais fornecedores de produtos e sistemas de medição inteligentes do mundo comercializando no ano de 2015 12 milhões de unidades.

O grupo possui escritórios no Peru, Holanda, África do Sul e Bangladesh, além de fábricas na China, Indonésia, Tunísia, Paquistão e Brasil. A nova unidade fabril da empresa foi construída no km 16 da BR-116, no bairro Pedras, ocupa uma área de 36mil m² e conta com cerca de 800 funcionários.

O grupo Hexing investiu na fábrica, a única do Brasil, cerca de R$ 52.5 milhões. Segundo o diretor-presidente da Eletra, Danilo Coimbra, o Eusébio foi escolhido, por ser hoje um dos municípios mais promissores do Estado. “Além disso, existe ainda sua proximidade com a Capital, com o Porto e Aeroporto, ter vias acessíveis e, claro pelos incentivos fiscais. “Desde quando iniciamos as negociações para virmos para o Eusébio fomos bem recebidos e tivemos todo apoio da prefeitura para concretizarmos esse sonho”, revelou.

Nesta segunda-feira, 2 de maio, o prefeito Júnior e o secretário de Desenvolvimento Econômico do Eusébio, Eilson Gurgel, fizeram uma visita a empresa e conheceram o seu funcionamento. Eles foram recebidos pelo diretor-presidente da empresa, Danilo Coimbra e pelo diretor de operações, Matheus Oliveira. “Temos aqui três fábricas em uma só. Nesta unidade fabricamos as placas eletrônicas, injetamos as partes plásticas e montamos os medidores. Além disso, temos quatro famílias de medidores, que vão desde o monofásico para residências, até os industriais, resultando em um portfólio com mais de 25 produtos”, pontuou Danilo Coimbra.

Segundo Danilo, a empresa faturou em 2015 cerca de R$ 190 milhões de reais. Ele afirma que a Eletra fornece medidores para todas as distribuidoras de energia do país e entre seus maiores clientes estão o Grupo Endesa (controladora da Coelce no Ceará e da Ampla no estado do Rio de Janeiro), a Cemig, a Eletropaulo, a Coelba, entre outras. A chegada da fábrica a Pedras possibilitou a otimização do mercado local.

A Eletra, além da contratação de empresas terceirizadas de serviços gerais, como limpeza e alimentação, adquire no município pallets, caixas de papelão, plásticos, parafusos, além da contratação de serviços de manutenção. Para o futuro, segundo Danilo, a empresa já montou um terceiro galpão que servirá para uma possível ampliação. A empresa tem planos para entrar no mercado das chamadas “Redes Inteligentes”, a área a ser explorada seria a de automação da distribuição, geração distribuída e automação da iluminação pública.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Eusébio, Eilson Gurgel, observa que a Eletra é uma empresa de tecnologia de ponta que oferece produtos de nível mundial, sistemas e serviços para o Brasil e América Latina. “A Eletra é fruto da prospecção de negócios realizado através do Projeto de Desenvolvimento Econômico do Eusébio, isso agregado é claro a credibilidade e a boa imagem que nosso município tem perante a sociedade,” observou.

O prefeito Júnior destacou, durante a visita a Eletra, que o Eusébio recebe de braços abertos a empresa, destacando que ela vem reforçar a proposta da Prefeitura de buscar atrair empresas de alta tecnologia que visem a preservação do meio ambiente. Ele destaca que a Eletra recicla o próprio material reutilizando o mesmo, impedindo assim a poluição do meio ambiente do entorno.