Eusébio sedia encontro da Comissão Intergestores Bipartite Regional

quinta-feira | 23/03/2017

O município de Eusébio sediou no dia 15 de março, no plenário da Câmara Municipal, uma reunião da Comissão Intergestores Bipartite Regional, com a participação dos gestores da saúde dos municípios de Eusébio, Itaitinga, Aquiraz, Fortaleza, Pindoretama, Cascavel, Beberibe, Horizonte, Pacajus, Chorozinho e Ocara. Participaram também os técnicos da 1ª e 22ª Coordenações Regionais de Saúde, que tem como coordenadora a Dra. Ana Girão.

A reunião iniciou com a fala do Dr. Mário Lúcio, Secretário de Saúde de Eusébio, que fez uma explanação sobre o município, em seus diversos aspectos, com ênfase no sistema de saúde municipal. Em seguida ocorreram apresentações sobre a Policlínica de Pacajus e sobre o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Eusébio.

No segmento do encontro, os gestores cumpriram pauta de discussão sobre a Renovação da Habilitação das Unidades de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e do Hospital Universitário Walter Cantídio.

A Comissão Intergestores Bipartite é um colegiado permanente de gestores da Saúde do Estado, instituída pelo Decreto N° 27.574 de 30/09/2004, referentes aos municípios que compõe cada regional do Estado, que tem por finalidade pactuar a organização e o funcionamento das ações e serviços de saúde, bem como os aspectos operacionais, financeiros e administrativos da gestão compartilhada do SUS, as diretrizes gerais sobre as regiões de saúde, as diretrizes regionais para a organização das redes de atenção, e as referências da atenção à saúde para o atendimento da integralidade da assistência.

É constituída por representantes da Secretaria Estadual de Saúde, ou seja, o Coordenador Regional, o Assessor Técnico e o Assistente Técnico da Coordenadoria Regional de Saúde – CRES e por todos os Secretários Municipais de Saúde da região.

O prefeito Acilon Gonçalves destacou a importância do colegiado para a melhor gestão da saúde nos municípios. Ele observa que a descentralização com a criação das CRES garante o acesso, a resolutividade e qualidade das ações e serviços de saúde, além da integralidade na atenção à saúde, entendida como um conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos exigidos para cada caso, em todos os níveis complexidade do Sistema.

Observa que o modelo de gestão também visa reduzir desigualdades sociais e territoriais e promover a equidade, sem distinção entre as pessoas, sem preconceitos ou privilégios, produzindo uma discriminação positiva para os mais necessitados. “A descentralização também fortalece o papel dos municípios para que exerçam suas funções gestoras, visando racionalizar os gastos e otimizar a aplicação dos recursos”, concluiu.