Eusébio sedia I Jornada de Políticas Públicas sobre Drogas do Estado

sexta-feira | 05/07/2013

O município de Eusébio sediou nesta sexta-feira (05), a I Jornada de Políticas Públicas Sobre Drogas do Estado do Ceará, realizado pela Assessoria Especial de Políticas Públicas Sobre Drogas do Estado do Ceará, com apoio da Prefeitura de Eusébio. O evento contou com a presença do Prefeito Júnior; do Vice-prefeito, Paulo César Feitosa; da Assessora de Política Sobre Drogas do Estado, Socorro França, representantes dos municípios de Fortaleza, Itaitinga e Aquiraz, autoridades municipais, vereadores e comunidades terapêuticas e entidades da sociedade civil organizada.

O evento encerrou a maratona de jornadas realizadas nas 22 Regionais de Saúde do Estado e teve como objetivo subsidiar a Conferência Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, e construir um Plano Estadual de Políticas para o setor de forma participativa. Segundo dados do Governo Estadual, no Ceará, entre os 184 municípios, foram detectadas situações alarmantes de uso de crack em 117. O Prefeito Júnior destacou a importância do evento e fez um agradecimento especial a assessora Socorro França por ter escolhido o município de Eusébio para encerrar os eventos. Segundo Júnior, com a união de todas as instâncias no combate e prevenção às drogas, a vitória estará garantida. “Tudo que envolve nossas famílias, as pessoas, tem que ser tratado com carinho, e esse grande mal com certeza será extinto de nossa sociedade. E na medida que temos o apoio do Governo Estadual e do Federal, seremos mais fortes nessa batalha”, declarou.

O prefeito observou que no Eusébio esse trabalho de prevenção, tratamento e reinserção do dependente químico na sociedade é realizado há quatro anos através da Assessoria Municipal de Política sobre Drogas, que foi a primeira do Estado e a quarta do Brasil nesse gênero. Ele parabenizou o ex-prefeito Acilon Gonçalves por ter iniciado essa luta. “Temos conquistado grandes resultados na recuperação de ex-dependentes. Conseguimos um índice de 20% de eficiência do tratamento, isto é, esses não retornam mais para as drogas, enquanto no país o percentual é de apenas 5%, afirmou o prefeito.

A Assessora de Políticas Públicas Sobre Drogas do Eusébio, Micheline Vieira, destacou que o trabalho conta com muitos parceiros como as Comunidades Terapêuticas. Observou que esse resultado, em termos de eficácia do tratamento no Eusébio, devese ao programa da Prefeitura que acompanha o dependente até sua recuperação total, concedendo a ele durante seis meses a um ano uma bolsa no valor de um salário mínimo, até que ele seja encaminhado ao mercado de trabalho, através de parceria com as empresas. ”Esse trabalho vem tendo continuidade nessa gestão e temos um prefeito comprometido com essa causa de livrar nossa sociedade das drogas”.

Se pronunciaram ainda o vereador Fares Filho, Juliana Sena (Assessoria Sobre Drogas de Fortaleza), Coronel Eder Sidney (Polícia Militar), Marcelo Teófilo, (Hospital Mental de Messejana) e o Coronel Paulo Sérgio (Ronda e Proerd).

A assessora Socorro França destacou o trabalho do município do Eusébio na prevenção, tratamento, reinserção dos usuários de drogas. Socorro solicitou que a mãe do prefeito Júnior, Evalzita Frota, tomasse o lugar dela na Mesa dos Trabalhos, afirmando que esse destaque era porque Evalzita, com coragem, conseguiu criar o filho e torná-lo um homem de bem que hoje é um líder que trabalha pelo seu povo.

Socorro destacou a necessidade de trabalhar de forma integrada e coesa com relação a esse segmento. Frisou ainda o trabalho da assessora Micheline Vieira. “Ouvia muito falar nela e no seu trabalho que hoje tenho o prazer de conhecer”. E fez um elogio especial ao ex-prefeito Acilon Gonçalves, “Cada Gonçalves de Aurora, não se perde nenhum”, em alusão a terra natal do ex-prefeito. “Acilon fez um trabalho olhando lá na frente e hoje vem colhendo esses bons frutos e sendo exemplo”, avaliou.

Socorro anunciou algumas medidas que serão tomadas pelo Governo do Estado em conjunto com os Ministérios da Saúde e da Justiça, como a criação de 623 vagas nas comunidades terapêuticas e mais 623 pelo governo do Estado e destacou que serão distribuídas entre os municípios. Disse que o governo do Estado lançou o programa “Crack é preciso vencer” que já envolve os quatro municípios com mais de 200 mil habitantes (Fortaleza, Juazeiro do Norte, Caucaia e Maracanaú) que já receberão recursos para o setor e afirmou que os municípios menores podem também participar através de parcerias. Citou ainda a criação do Centro de Desintoxicação e Reinserção Social do Ceará.