Eusébio sedia nesta quinta-feira (24), a 2ª Conferência Regional de Políticas Sobre Drogas

quarta-feira | 23/03/2022

Acontece nesta quinta-feira (23), no auditório da Fiocruz, a 2ª Conferência Regional de Políticas Sobre Drogas – Eusébio, com o tema “Drogas: Cuidado ou Repressão? Desafios e possibilidades da Política sobre Drogas atual no Ceará”. Participam representantes dos 43 municípios pertencentes a Macrorregião de Saúde de Fortaleza. As discussões têm como objetivo de subsidiar a construção do Plano Estadual de Políticas sobre Drogas, por isso a necessidade da participação de todos os municípios para que o plano contenha as peculiaridades e as especificidades de cada região.

A atividade começa às 8h com acolhimento, coffee break e apresentação cultural. As 8h30 será feita a abertura da plenária, com a participação da assessora Especial de Políticas sobre Drogas de Eusébio/CE, Micheline Said; da Secretária de Apoio ao Gabinete,  Tamara Holanda; secretária de Segurança Pública e Cidadania, Rejane Sales; secretária de Desenvolvimento Social, Samara Cordeiro; secretário de Educação, Júlio César Alexandre; secretário Municipal de Saúde, Josete Malheiro; promotor de Justiça de Eusébio, Élio Ferraz Júnior; do presidente da Câmara Municipal, Fares Filho; do superintendente Fiocruz Ceará, Carlile Lavor; da secretária da Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos (SPS),  Socorro França e do Prefeito Acilon Gonçalves.

As 10 h acontecerá a conferência magna, com o tema ”Drogas: cuidado ou repressão?”, ministrada pela secretária Socorro França. As 10h45 a assessora especial de políticas sobre drogas de Eusébio, Micheline Said falará sobre as “Políticas Públicas sobre Droga: os desafios de uma política intersetorial”. A programação segue as 11h30, com uma mesa redonda.  Já a partir das 13h30 acontecerá a sistematização de propostas para os eixos temáticos, são eles:  Prevenção; Cuidado e reinserção; Controle social e redução da oferta e Educação Permanente, Estudos e Pesquisa. As 15h30 será realizada a sessão plenária final, de caráter deliberativo e as 17 horas ficará encerrada a conferência.

Segundo a assessora especial de Políticas sobre Drogas de Eusébio, Micheline Said, a conferência objetiva ampliar e fortalecer a participação da sociedade civil e governo na construção e maior qualificação das discussões sobre a Política Estadual sobre Drogas.