Eusébio sedia oficina sobre a implantação da Agenda Ambiental na Administração Pública

sexta-feira | 06/07/2018

O município de Eusébio sediou, nesta quinta-feira (5), a Oficina da A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública), realizada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA). O evento reuniu os municípios de Eusébio, Aquiraz, Cascavel, Itaitinga e Horizonte. O evento que foi realizado no auditório da AMMA e teve como objetivo propor a implantação da Agenda Ambiental nos municípios.

Segundo o coordenador de Educação Ambiental e Articulação Social da Sema, Milton Alves de Oliveira, as oficinas têm sido realizadas em todas as regiões de planejamento do estado do Ceará, levando uma proposta de agenda ambiental a nível de município. “Dentro dessas propostas, levamos alguns critérios de sustentabilidade para instituição pública, que podem ser utilizados na elaboração de uma proposta de sustentabilidade no contexto geral”, afirmou.

Ele observa que o A3P é um programa do governo federal interessante, pois insere critérios de sustentabilidade socioambiental dentro do contexto da gestão pública, principalmente a nível municipal. Ressalta que a agenda se faz necessária, uma vez que servirá de modelo para as demais sociedades. “Aqui na região de planejamento do Eusébio, o município foi chamado para sediar essa oficina, com a participação de cinco municípios, que receberam informações sobre a agenda, o que é a agenda e o porquê fazer esse documento”, pontuou.

A Agenda Ambiental na Administração Pública ou A3P tem por objetivo estimular os municípios a incorporarem princípios e critérios de sustentabilidade em suas atividades rotineiras, levando à economia de recursos naturais e à redução de gastos institucionais por meio do uso racional dos bens públicos e da gestão adequada dos resíduos.