Rua Edmilson Pinheiro, 150, Autódromo, Eusébio - Ceará, 61760-000 | 85 3924-6780
prefeitura@eusebio.ce.gov.br

Notícias

Eusébio sediará primeira microrrede inteligente de energia elétrica do Brasil

quinta-feira | 30/11/2017

O município de Eusébio foi escolhido pela Enel, distribuidora de energia elétrica do Ceará, para abrigar um grande avanço tecnológico para o setor de energia elétrica. O princípio visa gerar a própria energia, armazená-la e ainda ter a gestão dela até a partir de um smartphone para usá-la quando quiser. Com esse propósito, a empresa inaugura, no início do próximo ano, a primeira microrrede inteligente em escala real do Brasil em um condomínio residencial no município.

O projeto promete antecipar diversas tecnologias inteligentes e transformar a relação de consumo com clientes residenciais através do uso de geração própria de energia (solar e eólica), gestão da energia através de aplicativos móveis e garantia de uma maior autonomia e resiliência com o uso de baterias para armazenamento de energia. No futuro, a Enel Soluções, empresa do Grupo Enel, pretende oferecer a microrrede inteligente para uso no segmento residencial, comercial e industrial. O sistema de microrrede integrada tornará o consumidor um agente ativo no sistema elétrico.

Conforme a Enel, a microrrede inteligente e as outras inovações vão trazer mudanças proporcionais ao que ocorreu no sistema de telefonia com a entrada do celular e smartphones. O projeto piloto, financiado pelo programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), beneficia um condomínio de cerca de 300 residências que poderão usufruir dos benefícios da microrrede. Entre eles: geração própria de energia (solar e eólica), consumo de energia, mesmo em casos de falta da concessionária, controle e gestão de cargas internas.

Os especialistas da Enel Ceará informam que no mundo existem algumas experiências de microrrede, mas o sistema eusebiense é o primeiro em escala real do Brasil e um dos poucos da América Latina que utilizam dispositivos de IoT (Internet das Coisas) para permitir um uso mais eficiente da energia.

O projeto

‘A Enel Soluções e a Enel Distribuição Ceará vêm estudando e desenvolvendo o projeto-piloto das Microrredes, há aproximadamente três

anos. O projeto-piloto foi implantado no condomínio, inicialmente beneficiando dez unidades residenciais, além de áreas comuns do empreendimento. Em apenas um mês, o projeto-piloto gerou uma economia de 30% na conta de luz do condomínio AlphaVille Fortaleza, localizado no município de Eusébio. A Microrrede do condomínio utiliza fontes renováveis de energia e sistemas de armazenamento em baterias.

O prefeito Acilon Gonçalves destaca que o projeto é bem vindo ao município e segue a mesma linha desenvolvida pela administração de valorizar a autossustentabilidade. Ele destaca que o Eusébio foi pioneiro na implantação de um Microgerador de Energia Eólica em um órgão público – na sede da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano. O equipamento tem capacidade para gerar 5.500 kWh de energia e suprir todo o consumo do órgão municipal, deixando de jogar 470 toneladas de dióxido de carbono na atmosfera, prejudiciais ao efeito estufa.

“Também temos implantado nas vias da cidade lâmpadas de Vapor Metálico, que possui alta durabilidade (até 12 mil horas) e proporciona um baixo consumo de energia. Com esse sistema, conseguimos uma economia de 30% na conta de energia com a troca das lâmpadas atuais de 400 watts por outras, com apenas 250 watts, mas com uma melhor tecnologia”, ressalta.

Com informações da Enel