Eusébio será contemplado com mais câmeras de videomonitoramento

quarta-feira | 08/11/2017

O município de Eusébio será contemplado com câmeras e centrais de videomonitoramento anunciadas nesta terça-feira pelo Governador Camilo Santana. O Chefe do Executivo Estadual disse que o governo vai investir R$ 19 milhões para beneficiar 38 cidades receberão o sistema. O programa do governo quer beneficiar as cidades com mais de 50 mil habitantes com 624 câmeras e centrais de monitoramento.

Camilo observou que a proposta não é só instalar as câmeras, mas contratar um serviço de manutenção. Ele entende que a medida vai coibir a violência crescentes nas cidades, pois intimida os criminosos. O governador observou que a ação será realizada através de uma parceria com os municípios. A data da instalação não foi informada pelo governador, mas ele destacou que a licitação para a aquisição dos equipamentos e do serviço de monitoramento já foi concluída.

O prefeito Acilon Gonçalves comemorou esse reforço anunciado pelo Governador para segurança do Eusébio e lembrou que o município já possui um sistema de videomonitoramento nas principais vias da cidade. Acilon destaca que a Prefeitura de Eusébio foi a primeira a criar uma Secretaria Municipal da Segurança no Estado, sendo hoje exemplo para diversos municípios do Ceará e de outros estados, que buscam conhecer a experiência do município na área.

Observa que a Secretaria conta hoje com 179 guardas municipais, 11 motocicletas, oito viaturas, que auxiliam nas ações visando a segurança dos cidadãos. Conta, ainda, com um telefone gratuito exclusivo, que é o 153, que tem como objetivo receber denúncias e alertas da população, para reduzir a criminalidade no município. “O Eusébio é o único município do Estado que possui esse serviço”, reintera.

Segundo o secretário Municipal de Segurança Pública e Cidadania do Eusébio, Lauro Leite, o Eusébio foi um dos primeiros municípios da Região Metropolitana de Fortaleza a implantar o Sistema de Videomonitoramento. “Trata-se de uma ferramenta importante no auxílio a redução de ações de violência, uso e tráfico de drogas e depredação do patrimônio público. Foram instaladas câmeras, que são acompanhadas 24 horas, de domingo a domingo, através de uma central instalada na sede da Secretaria.

Segundo o secretário de Segurança de Eusébio, Lauro Leite, o sistema vem otimizando a prestação de serviços pela Guarda Municipal, principalmente no que se refere às ações de caráter preventivo frente aos atos ilícitos, beneficiando os moradores e visitantes do município.

Dois guardas, por turno, são responsáveis por observar vários pontos da cidade ao mesmo tempo, sem qualquer necessidade de locomoção. Ao detectarem algum movimento suspeito, eles acionam as viaturas mais próximas do local para evitar a ação de um meliante e até mesmo detê-lo. A consequência é que o índice de criminalidade nesses locais tem diminuído bastante.