Eusébio supera a média do Ceará e do Brasil no IDEB 2017

terça-feira | 18/09/2018

O município de Eusébio atingiu a média de 6,6 pontos, nas séries iniciais, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica 2017 (Ideb 2017), superando a meta projetada que era de 5,5, e ficando acima da média nacional (5,8 pontos). Já a média do IDEB nos anos finais ficou em 5,2, superando a média do Ceará (4,5) e do País (5,7). Segundo a secretaria de Educação, Goretti Frota, o Eusébio também superou a meta projetada nos anos iniciais para 2021, que era de 6,0.

Outro feito do Eusébio, segundo a secretária, é que a média das escolas municipais, de 6,6, superou a de todos os municípios do CREDE 1: Fortaleza (6,0); Maracanaú e Maranguape (5,8); Pacatuba, Itaitinga e Aquiraz (5,6); Guaiuba (5,5) e Caucaia (5,1). Entre as escolas municipais destacaram-se: Eduardo Alves Ramos, com nota de 7,9; Oscar Feitosa, com 7,7; Autódromo, com 7,3; Izídio José Campina, com 7,3 e Erotides Melo Lima, com 7,1.

A média das demais escolas foi a seguinte: Adelino Bezerra (6,6), Josefa Sá (6,6), Moacir Ferreira (6,2), Elisbão Pio (5,9), Otoni Sá (5,9), Mário Sales (5,5), Evandro Ayres de Moura (5,5), Cararu (5,4), Guaribas (5,3), Francisco Tavares de Abreu (5,3), São Miguel (5,2), João de Freitas Ramos (5,2), Paulo Sá (4,9), Neusa de Freitas Sá (4,6), Raul Tavares II (4,9), Lagoinha (5,7), Miriam Abreu (5,7), Santa Clara (5,2) e Raul Tavares Cavalcante I (5,3).

O prefeito Acilon Gonçalves destaca o empenho de todos que fazem a Educação no município para a obtenção dos resultados. Ele observa que adotou a Educação como uma das principais prioridades de sua gestão, por considerar ser uma ferramenta inclusão, desenvolvimento, ascensão social, e reconhecidamente, gerador de riqueza de um país. “Nosso tempo integral, hoje é modelo em todo o Estado. Nele, os alunos têm reforço tanto no ensino do português, como no da matemática, e isso tem possibilitado ganhos enormes para a aprendizagem”, frisou.

O Ideb é uma iniciativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para mensurar o desempenho do sistema educacional brasileiro a partir da combinação entre a proficiência obtida pelos estudantes. O índice é calculado por meio de avaliações de larga escala e a taxa de aprovação, indicador que tem influência na eficiência do fluxo escolar, ou seja, na progressão dos estudantes entre etapas/anos na educação básica.