Eusébio tem 38 atletas paralímpicos beneficiados com o Bolsa Atleta

quinta-feira | 28/06/2018

O esporte paralímpico do Eusébio vem se destacando no cenário esportivo do Estado. São 38 atletas eusebienses contemplados com a Bolsa Esporte, do Governo do Estado, na categoria de atletismo, estando 12 classificados para os Jogos Estudantis Escolares. Segundo a coordenadora do Departamento de Esporte do Núcleo de Apoio Municipal aos Munícipes com Necessidades Especiais (NAMME), Carla Samya Falcão, o município está competindo também atualmente das Olimpíadas da Juventude realizada na rede Cuca de Fortaleza.

Samya observa que outras modalidades realizadas pelo Departamento de Esporte são: stand up, caiaque, vôlei de praia unificado, futsal para surdos e deficientes intelectuais. Ela destaca que no dia 8 de julho, o município estará disputando o 2º Campeonato Cearense de Stand Up, com seis atletas com deficiência intelectual e paralisia cerebral, são eles: Pedro Isac, Artur Gomes, Gleidson, Luís Henrique, Amanda e Ugliberto (autista).

O NAMME foi criado pela lei nº 725, de 25 junho de 2007 para possibilitar que as pessoas com deficiência tenham acesso aos direitos sociais, entre os quais: estudar, trabalhar e ter uma vida social independente. Sua missão é criar condições para que essas pessoas se desenvolvam e conquistem a autonomia. O equipamento fica na Avenida Eusébio de Queiroz, 6344, no Pires do Façanha

Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, já está mais que comprovado que praticar esportes com regularidade traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental dos praticantes, além de melhorar a qualidade de vida. “Para as pessoas com deficiência, praticar esportes pode representar muito mais que saúde, como melhorar a condição cardiovascular dos praticantes, aprimorar a força, a agilidade, a coordenação motora, o equilíbrio e o repertório motor”, pontuou.

Destaca, ainda, que o esporte proporciona a oportunidade de sociabilização entre pessoas, além de torná-lo mais independente no seu dia a dia. No aspecto psicológico, o esporte melhora a autoconfiança e a autoestima, tornando-as mais otimistas e seguras para alcançarem seus objetivos”, disse.