Eusébio tem 669 famílias incluídas no Programa Bolsa Família a partir de abril

sábado | 28/03/2020

Com a Medida Provisória nº 929, do Governo Federal, foram garantidos recursos para a inclusão de 1,2 milhão de famílias, em todo País, no Programa Bolsa Família. A medida é uma forma de auxiliar às famílias em tempos de pandemia pelo Novo Coronavírus. No Eusébio, serão beneficiadas 669 novas famílias a partir do mês de abril. Segundo a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Michele Queiroz Cariello, os beneficiários que foram contemplados deverão no dia do pagamento, conforme calendário do programa, comparecer a agência da Caixa Econômica Federal, munidos de RG e CPF para efetuar o saque.

Michele ressalta que a liberação desse recurso no atual momento é muito importante, “principalmente nesse período, pois sabemos que aspessoas estão precisando muito desse auxilio governamental. Algumas pessoas já tínhamos cadastrado e estávamos esperando a algum tempopela liberação delas. Agora elas foram aceitas e o recurso virá num momento bastante oportuno”, pontua.

Em abril, 14.290.000 famílias terão acesso ao benefício no País, maior número desde a criação do programa em 2004, um aumento de 12% no total de beneficiários, somente no Nordeste. No Eusébio, em março foram atendidas 4.651 famílias e em abril serão 5.320. No mês de março foram transferidos R$ 742.067,00 às famílias do Programa e o benefício médio repassado foi de R$ 159,55 por família.

O Bolsa Família é um programa de transferência de renda que atua em três eixos: complemento de renda, acesso a direitos – como educação, saúde e assistência social – e articulação com outras ações para garantir o desenvolvimento das famílias beneficiárias. O programa atende às famílias que vivem em situação de extrema pobreza, com renda per capita de até R$ 89 mensais, e pobreza, com renda entre R$ 89,01 e R$ 178 mensais.

No Eusébio, a Prefeitura complementa a Renda de 979 famílias em situação de extrema pobreza no município, que já fazem parte do Bolsa Família, através do Programa Municipal Renda Mínima. As famílias beneficiárias recebem um complemento para que a renda atinja R$ 900,00 por mês. Esse programa já beneficiou milhares de família a saírem da situação de risco social, ao longo de 15 anos de funcionamento.

O Eusébio está próximo da meta de atendimento do programa Bolsa Família. O foco da gestão municipal tem sido a manutenção da atualização cadastral dos beneficiários, para evitar que as famílias, que ainda precisam do benefício,tenham o pagamento interrompido. A gestão também realiza ações de Busca Ativa para localizar famílias que estão no perfil do programa e ainda não foram cadastradas.

O pagamento do Bolsa Família é operado pela Caixa Econômica Federal (CAIXA), que é responsável pela emissão e entrega dos cartões e pelo atendimento aos beneficiários em seus canais de pagamento: agências, correspondentes lotéricos e correspondentes do banco.

No mês de abril o calendário de pagamento é o seguinte: Para os NIS terminados com o número 1 (dia 16); final 2 (dia 17); final 3 (dia 20); final 4 (dia 22); final 5 (dia 23); final 6 (dia 24); final 7 (dia 27); final 8 (dia 28); final 9 (dia 29) e final  0 (dia 30). O beneficiário pode fazer o saque em até http://www.portaltransparencia.gov.br/beneficios/consulta?&tipoBeneficio=1&ordenarPor=uf&direcao=asc 90 dias após a data indicada no calendário. No extrato de pagamento pode ser verificado o valor do benefício. É recomendado que antes de ir ao banco, o cidadão verifique o final do seu Número de Inscrição Social (NIS) que está na parte de baixo do seu cartão do Programa Bolsa Família, para somente ir ao banco no dia do seu pagamento.

Veja os novos beneficiados clicando nesse link:

Relação de novos beneficiados.pdf