Eusébio tem boa avaliação no Índice Firjan de Gestão Fiscal

segunda-feira | 11/11/2019

O Eusébio está entre os municípios do Ceará com maior Autonomia (capacidade de financiar a sua estrutura administrativa) e Liquidez (cumprimento das obrigações financeiras), de acordo com o Índice Firjan de Gestão Fiscal. O índice considera que o Eusébio em 2018 teve uma “Boa Gestão Fiscal”. Foram avaliadas as contas de 5.337 municípios de todo o Brasil. O Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) apresenta uma radiografia completa da situação das contas públicas municipais.

O índice é inteiramente construído com base em resultados fiscais oficiais, declarados pelas próprias prefeituras à Secretaria do Tesouro Nacional (STN), e é composto por quatro indicadores: Autonomia, Gastos com Pessoal, Investimentos e Liquidez. A leitura dos resultados é bastante simples: a pontuação varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próxima de 1 melhor a gestão fiscal do município.

Dos dois quesitos (Autonomia e Liquidez), o Eusébio teve pontuação máxima, demonstrando ter uma “Gestão de Excelência”. “Os dois índices, na prática, significam que o Eusébio tem capacidade de manter-se com sua receita própria, diferente da maioria dos municípios brasileiros, e cumpre seus compromissos sem deixar restos a pagar para o outro ano”, destaca o prefeito Acilon Gonçalves.  Ele observa que o Índice é uma boa avaliação, principalmente por ser feita por uma entidade isenta, com base em dados oficiais. Segundo ele, o município está trabalhando para melhorar as duas outras áreas avaliadas que são Investimentos e Gestão de Pessoal, para que na próxima avaliação fique ainda melhor colocado.