Eusébio tem crescimento de 13,3% nas exportações em 2019, segundo a FIEC

quinta-feira | 26/09/2019

Com crescimento de 13,3% nas exportações neste ano de 2019, com relação ao ano anterior, o Eusébio passou a ser o 9º município do Estado com maior volume de exportações, com US$ 19,09 milhões acumulados de janeiro a junho. Os dados são do estudo Análise do Comércio Exterior dos Municípios Cearenses, elaborado pelo Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).

Por sua vez, as importações totalizam agora US$ 18,2 milhões, 5° maior valor no ranking de municípios importadores cearenses. O saldo comercial do município é superavitário na ordem de US$ 856,3 milhões. Eusébio é líder nacional em exportações de ceras vegetais, com o produto totalizando US$ 16,8 milhões em exportações, sendo o produto líder do ranking do município.

O 2° grupo mais vendido ao exterior é o de alimentos derivados de trigo, com US$ 1,4 milhões e o maior crescimento do ranking, que foi de 91,2%. As exportações destinam-se, principalmente à China e Alemanha, que importaram US$ 5,8 milhões e US$ 3,7 milhões, respectivamente. Estados Unidos, em 3° foi o cliente que mais aumentou seu consumo no período, com total de US$ 2,4 milhões e crescimento de 122,5%.

Configurando o maior destaque das importações, os produtos eletrônicos compõem 21,6% do consumo do município nos mercados exteriores, incluindo circuitos e transformadores. O total em eletrônicos é de US$ 3,9 milhões, que são provenientes, sobretudo, da China. O mercado chinês responde por 62,6% do fornecimento ao município, totalizando US$ 11,4 milhões exportados ao Eusébio.

O Produto Interno Bruno (PIB) do Eusébio a preços correntes foi contabilizado pelo IBGE (2015) em R$ 2,7 bilhões, sendo 53% englobado pelo setor de serviços, 46% pela indústria e menos de 1% pelo setor primário. O PIB per capta do município é de R$ 53,2 mil, caracterizado como o maior do Estado. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Eilson Gurgel, a base econômica da cidade é formada por empreendimentos imobiliários, empresas de prestação de serviços, indústrias diversas, com destaque para a indústria alimentícia e de produção de ceras vegetais como a de carnaúba. Nossa economia vem se expandindo e encontrando novos nichos também,” destaca.

O prefeito Acilon Gonçalves pontua que o crescimento no volume das exportações, mesmo com a retração econômica do país, demonstra o fortalecimento do setor econômico do município, que vem ampliando seu leque de produtos para exportação; Com informações da FIEC