Eusébio tem crescimento de 14,1% no número de empresas criadas nos últimos três anos

sexta-feira | 25/08/2017

O Eusébio obteve um crescimento de 14,1% no número de empresas ativas criadas entre os anos de 2015 e 2017. Os dados são do site “Empresômetro”. Entre 2015 e 2016, o número atingiu 12.83%, com 849 novas empresas criadas. Já entre 2016 e 2017, mesmo com a crise econômica e retenção de investimentos, o município recebeu 95 novas empresas, uma variação de 1.27% do total.

Atualmente o município tem 7.561 empresas ativas estando na 7ª colocação no Estado. Fortaleza lidera com 272.114, seguida por Juazeiro do Norte, com 21.491; Caucaia, 20.964, Maracanaú, 18.158; Sobral, 13.027 e Crato, com 8.042. Eusébio, por sua vez, supera municípios maiores como: Iguatu (7.046); Maranguape (6.865); Itapipoca (6.233), Aracati (5.477), Aquiraz (5.292), Quixadá (5.208) Tianguá (5.041) e Crateús (4.806).

Do total de 7.561 empresas do município 7.213 são matrizes e 348 filiais, entre elas: de prestação de serviços, empresas comerciais e indústrias diversas, com destaque para a indústria alimentícia. Há também atividade agricultura de subsistência de feijão, milho, mandioca, mamão e monocultura de algodão, banana, abacate, cana-de-açúcar, castanha de caju, seriguela e manga. A pecuária também participa na economia local, existem criações de bovinos, ovinos, caprinos, suínos e aves.

No extrativismo vegetal destaca-se a fabricação de carvão vegetal e extração de madeiras diversas para lenha e construção de cercas. Na área de mineração existe a extração de diabásio para obtenção de brita para construção civil, a extração de argila e diatomito, para fabricação de tijolos. A pesca é presente principalmente no Rio Pacoti e Lagoa da Sapiranga.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Eilson Gurgel, apesar da desaceleração da economia, o grande número de pedidos de abertura de empresas nos três últimos anos, no Eusébio, representa a confiança dos investidores no potencial do município. “Apesar dos três anos de crise, estamos prevendo um ambiente mais favorável para o surgimento de novas empresas em 2018", avalia.

O Prefeito Acilon Gonçalves destaca que Prefeitura criou o Fundo de Apoio ao Programa de Desenvolvimento Econômico de Eusébio (PRODECON), que tem como objetivo contribuir e prover apoio financeiro aos programas de desenvolvimento econômico do município. Ele observa que essa ferramenta será vital para que novos empreendimentos cheguem ao município, criando mais empregos e gerando renda. “Criamos esse dispositivo no intuito de prover recursos para a infraestrutura do novo empreendimento, e concessão de empréstimos às pessoas cujos negócios sejam considerados prioritários e de fundamental interesse do Município, durante a fase de implantação do projeto”, observou.

A empresômetro é uma empresa especializada na captação, atualização, validação e cruzamento de dados públicos de todas as empresas e entidades privadas e públicas em atividade no Brasil.