Eusébio tem crescimento de 61,12% de sua população em 12 anos, diz IBGE

quinta-feira | 29/06/2023
Letreiro na entrada da Grande Sede dá boas vindas aos visitantes (Foto: Levy Oliveira)

O município e Eusébio teve um aumento de 61,12% de sua população nos últimos 12 anos. Foi o que revelou o Censo de 2022, anunciado nesta semana pelo IBGE. Em 2010, o Eusébio contava com uma população de 46.047 pessoas. Hoje são 74.170 habitantes, sendo o 20º município mais populoso do Estado, o 102º do Nordeste e 440º do Brasil. A densidade demográfica é de 941,03 habitantes por km² e uma média de 2,95 moradores por residência.

Entre outras razões, o desenvolvimento social e econômico do município aparece como grande motivador desse crescimento populacional. Nos últimos anos o município conquistou algumas premiações e reconhecimentos, como a cidade com Alto Desenvolvimento, medido pela Firjan; Melhor Cidade para a terceira idade; Melhor Padrão de Vida dentre os municípios brasileiros até 50 mil habitantes; prêmio principal do 2º Prêmio Band – Cidades Excelentes – Edição 2022, entre outros. Com um excelente acesso rodoviário e uma localização estratégica, Eusébio tem atraído moradores e investimentos, mas sem deixar sua característica de cidade bucólica e interiorana.

Os arranha-céus ainda são poucos, mas já despontam no horizonte, com sua indústria da construção civil ativa. São vários condomínios e prédios residenciais em construção. São mais de duas centenas de condomínios horizontais, alguns de luxo como os três Alpavilles. O setor que mais se desenvolve é o de Serviços, com dois grandes shoppings (um a ser inaugurado neste mês de julho – o Terrazo Shopping), alguns shoppings malls, comércio de rua crescente, restaurantes, e três polos industriais. “Os pedidos de instalação de novas indústrias não param de chegar”, diz o secretário de Desenvolvimento Econômico, Eilson Gurgel, que observa que há critérios a se considerar, como por exemplo, o tipo de produção e se não afeta o meio ambiente, além da disponibilidade de espaço para abrigar a empresa interessada.

Na área de Desenvolvimento Social o Eusébio é destaque no Estado, com projetos pioneiros como o transporte gratuito, o projeto Renda Mínima para famílias em situação de risco social; aluguel social e cestas básicas. Também é pioneiro no Estado na criação do Tempo Integral nas escolas, garantindo aos alunos uma formação completa com atividades esportivas, culturais e reforço escolar. Na Saúde, o município conta com uma rede universalizada de atendimento, incluindo unidades básicas de saúde, um hospital de média complexidade, uma policlínica de especialidades médicas e centros de reabilitação, de atenção odontológica e psicossocial. Esses investimentos na saúde resultaram em um reconhecimento internacional, com a menor taxa de mortalidade infantil do Brasil.

Na área de segurança o município vem investindo fortemente. O município foi o quarto do país a implementar uma Secretaria Municipal de Segurança Pública, que atua em parceria com a Polícia Civil e Militar, resultando na redução significativa da criminalidade. Também é destaque na área de Cultura e Turismo, com a maior Paixão de Cristo do estado e o Eusébio Junino.

O prefeito Acilon Gonçalves observa que o município vem se preparando para abrigar o grande número de cearenses e até de pessoas de outros estados que têm buscado o Eusébio para morar, atraídos por seu desenvolvimento social. “Temos o bônus e o ônus de termos tantos projetos sociais em evidência e equipamentos básicos que atendem essa demanda. Mas a cidade não pode parar, por isso, criamos um projeto de desenvolvimento para os próximos 30 anos, com previsão de crescimento de forma ordenada. Queremos o desenvolvimento, mas com responsabilidade e sustentabilidade”, disse o gestor.