Eusébio tem o maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Ceará

sábado | 11/11/2017

O município de Eusébio atingiu o maior Índice de Desenvolvimento Municipal (IDM) do Ceará, segundo estudo feito pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). O reconhecimento é um marco, pois pela primeira vez na série histórica, desde que o índice foi criado, um município consegue ultrapassar Fortaleza nesse índice. Os números são de 2016 e indicam que o Eusébio atingiu o IDM de 76,71, enquanto Fortaleza ficou com 71,82.

Eusébio e Fortaleza são os dois únicos municípios considerados de “classe 1” do Índice, sendo referências do Ceará. Para alcançar a liderança do IDM, o Eusébio foi avaliado quanto a seu desenvolvimento econômico, a concentração de empresas do setor de serviços, condições climáticas, com a proximidade do litoral, e a proximidade de Fortaleza.

O estudo traz algumas constatações, já medidas por outros índices como o da Firjan que considera o município como de Alto Desenvolvimento. Na área econômica, o município se destaca por seu PIB per capita elevadíssimo em relação ao resto do estado. Foi levada em consideração, ainda, sua extensa área residencial de alto padrão, e sua proximidade e fáceis acessos para a Capital.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Eilson Gurgel, o índice pode ser usado para a realização de diagnósticos e referências para a proposição e orientação de políticas públicas para o estado. Ele observa que outros pontos foram avaliados como o percentual do Consumo de Energia Elétrica da Indústria e Comércio. O Eusébio atingiu o percentual de 70,90%, só ficando atrás de Maracanaú, com 75,56%, detentor do maior Distrito Industrial do Estado.

Quanto ao percentual do PIB do Setor Industrial, o Eusébio aparece em terceiro lugar com 44,41%. O Eusébio também é detentor do maior PIB per Capita, com R$ 49.427 por habitante, sendo quase três vezes e meia do valor estadual que é de R$ 14.255. Sua taxa de Urbanização é de 100%, o mesmo percentual da Capital. Já sua receita orçamentária per capita foi de 5.096, a terceira do Estado. A taxa de mortalidade infantil em 2016 foi de 4,45 por mil nascidos vivos, uma das menores do Estado e do País.

O Prefeito Acilon Gonçalves destaca que os números são de um órgão de pesquisa altamente respeitado no Estado e no País, que publica estudos econômicos e sociais visando dar ao Governo do Estado subsídios para onde direcionar os investimentos. “Portanto essa pesquisa confirma que o Eusébio hoje é o município que mais cresce no Estado, algo em torno de 6% de sua economia por ano, aliado ao seu desenvolvimento social que vem motivando que mais pessoas queiram morar no município, em busca da qualidade de vida. O estudo é muito bem-vindo e ao mesmo tempo que nos alegramos com os resultados, nos enchemos de mais responsabilidades para que continuemos avançando em busca de uma cidade com Desenvolvimento e Qualidade de Vida”, finalizou.