Eusébio tem o maior PIB per capita do Ceará, com índice de R$ 59 mil por pessoa

quinta-feira | 27/12/2018

O município de Eusébio tem hoje o maior Produto Interno Bruto (PIB) per capita do Ceará, com índice de R$ 59.097,86, por pessoa, ao ano. O PIB per capita é o resultado da soma de todos os bens e serviços produzidos no âmbito do município dividido por sua população. Quanto maior o PIB, mais demonstra o quanto o município é desenvolvido. Além de Eusébio, outros três municípios aparecem na frente de Fortaleza no ranking: São Gonçalo do Amarante (R$ 49,2 mil), Maracanaú (R$ 36,2 mil) e Aquiraz (R$ 27,3 mil).

Fortaleza só aparece na quinta posição, com índice de R$ 23 mil por pessoa ao ano. Esses dados integram o balanço do PIB dos municípios brasileiros, divulgado neste mês, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Eusébio no ranking aparece na 190ª colocação no País.

O estudo é referente a 2016. O Eusébio em um ano deu um grande salto, passando da 6ª colocação em 2015 para a 1ª no Estado no ano seguinte. “Isso demonstra que o trabalho que estamos realizando de captação de investimentos no município tem obtido os resultados desejados”, ressalta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Eilson Gurgel.

O prefeito Acilon Gonçalves pontua que o estudo traz um excelente indicador, pois apresenta, na prática, o grande desenvolvimento que o município tem conquistado nos últimos anos. “Isso é fruto de um planejamento e da execução de várias ações que têm culminado com um desenvolvimento sistêmico e contínuo. Sabemos que muito temos ainda a realizar, visando a eliminação das desigualdades e da melhoria da qualidade de vida de toda a população, mas acreditamos que estamos no caminho certo”, detalhou o gestor municipal.