Eusébio tem o maior saldo positivo de empregos do Estado em maio

terça-feira | 04/07/2017

O município de Eusébio foi destaque na criação de empregos, em números absolutos, no mês de maio deste ano, com saldo de 133 postos de trabalho com carteira assinada, o maior do estado. O Setor de Serviços, com 536 empregos diretos, liderou novamente o número de vagas abertas, seguido pela Indústria de Transformação com 248; Construção Civil com 183; Comércio com 176; Agropecuária com cinco e Serviços Industriais de Utilidade Pública, com três vagas. No total foram 1.157 admissões contra 1.024 demissões. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho e Emprego.

O resultado demonstra uma recuperação da economia do município, que vem superando a crise econômica que atinge o país, observa o secretário de Desenvolvimento Econômico, Eilson Gurgel. Ele argumenta que apesar da retração do mercado, o município do Eusébio conseguiu manter-se em destaque nas áreas onde o município tem estabelecida sua vocação – Serviços e Indústria de Transformação.

No mês de maio, além do Eusébio, tiveram saldo positivo os municípios de Horizonte (118), Beberibe (87), Missão Velha, com 79; e Tianguá, com 72. Pacajus (41), Maranguape (40) e Paraipaba (17). Com saldo negativo na Região Metropolitana, lidera a capital, Fortaleza, com -1.741; seguido de Paracuru, -189; Caucaia, -178; São Gonçalo do Amarante, -174; Maracanaú; -158; Aquiraz (-43); Cascavel -42; Itaitinga -50; Pacatuba -70.

A manutenção do saldo positivo de empregos no Eusébio tem sido atribuído pelo prefeito Acilon Gonçalves, a consolidação do programa de Desenvolvimento Econômico, implantado no município desde sua primeira gestão (2005-2009) e que não teve solução de continuidade durante os anos seguintes. “Neste ano, modernizamos a Secretaria de Finanças, estendendo seu horário de funcionamento, desburocratizando o processo de abertura de uma empresa na cidade”, revelou.

Acilon observa que os números mostram que a política de geração de empregos está no caminho certo. Ele lembra que no ano de 2017 foram admitidos 5.530 trabalhadores e demitidos 4.443, deixando um saldo positivo de 87 empregos.