Eusébio tem um crescimento de 14,41% de sua população em sete anos

quarta-feira | 25/07/2018

Em sete anos o Eusébio teve um aumento de 14,41% de sua população. Os números são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou a estimativa da população do município. Segundo órgão, o Eusébio conta com 52.667 habitantes (2017). Em 2010, a população do município era de 46.033 habitantes. Além da taxa de fecundidade, o município também teve um acréscimo no saldo migratório, principalmente oriundo da Capital.

A estatística também revela que, em números de habitantes o Eusébio é o 655º município brasileiro e o 26º do Estado. O Índice de desenvolvimento humano municipal (IDHM) atingiu 0,701, sendo o primeiro do Estado. A taxa de natalidade foi de 3,69 óbitos por mil nascidos vivos e o Produto Interno Bruto (PIB) per capita atingiu R$ 53.212,55, o maior do Estado. Com relação a religião, a estimativa é de que o município possua cerca de 30 mil católicos, 10 mil evangélicos, e cerca de 1,2 espiritas.

Conforme o Instituto, em 2016, o salário médio mensal no Eusébio era de 2.1 salários mínimos, que o coloca na 5ª colocação no ranking do Estado. Já a proporção de pessoas ocupadas em relação à população total era de 82.6%, atingindo o primeiro lugar no Ceará e o 7º do País, nesse quesito. Considerando domicílios com rendimentos mensais de até meio salário mínimo, por pessoa, tinha 40.7% da população nessas condições.

O aumento populacional entre outras vantagens, amplia os repasses das transferências do Estado e da União para o município. Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, com a população ultrapassando os 50 mil habitantes, o Eusébio agora pode usufruir de diversos projetos destinados a municípios acima de 50 mil habitantes. Ele destaca a chegada do Batalhão do Raio e do Vide monitoramento, como exemplo desse novo momento.

“Estamos preparando o município para o crescimento populacional buscando ampliar a infraestrutura urbana, otimizar os serviços e manter os projetos sociais para que as desigualdades sejam reduzidas cada vez mais em nossa cidade. Queremos uma cidade humanizada, que cresça com sustentabilidade e planejamento”, ressalta o prefeito.