Eusébio tem um crescimento de 7,49% no número de novas empresas

quinta-feira | 12/07/2018

O município de Eusébio teve um crescimento de 7,49% no número de empresas abertas em 2018, em comparação com o mesmo período do ano passado. A informação é do site Empresômetro. Atualmente existe 8.107 empresas na cidade, que representam 1,30% do total do Estado, sendo 7.684 matrizes e 423 filiais. Em 2016, o município contava com 6.822 empresas e em 2017, o total chegou a 7.641 empresas. No ranking estadual, o Eusébio é o sétimo município em número de empresas.

Fortaleza aparece em primeiro com 278.519 empresas; seguida por Juazeiro, com 22.762; Caucaia, 21.732; Maracanaú, 18.269; Sobral, com 13.691 e Crato 8.436. Quanto ao total de microempreendedores individuais, o município atingiu 2.221 inscritos, sendo que 1.119 contam com local fixo; 420 são ambulantes; 238 atuam com internet; 238 tem local fixo fora da loja; 108 trabalham com televendas e 21 com máquinas automáticas.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Eilson Gurgel, é cada vez mais comum ouvir o tema “empreendedorismo” na boca de muitos brasileiros. “E não é por menos, quatro em cada dez brasileiros adultos já tem uma empresa ou estão envolvidos na criação de uma”, destaca. Ele observa do ano passado até junho deste ano foram 466 novas empresas, a maioria na área de serviços, que continua sendo o setor mais forte da economia eusebiense.

O prefeito Acilon Gonçalves destaca que o crescimento no número de empresas de todos os portes e nas inscrições de microempreendedores individuais, demonstra o desenvolvimento acentuado da economia do município, resistindo assim a forte recessão e a crise econômica do País. “A população tem apostado no empreendedorismo e a Prefeitura tem incentivado o crescimento, com a realização de cursos profissionalizantes. O resultado é a melhoria de nossa economia”, destaca.

Portal

O portal Empresômetro das Micro e Pequenas Empresas reúne dados e estatísticas sobre a atividade empresarial no território nacional. É uma plataforma desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), encomendada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) e pelo

Fórum das Micro e Pequenas Empresas. O objetivo é que a página seja um instrumento para a elaboração de políticas públicas e estratégias de mercado, além de ferramenta de transparência.