Eusébio terá Ecopontos para coleta de resíduos sólidos

sexta-feira | 10/08/2018

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA), está realizando projetos para melhorar a prestação de serviços para a comunidade eusebiense. Segundo o presidente da Autarquia, Celso Rodrigues, na área de limpeza urbana, a equipe técnica da AMMA está finalizando a elaboração do projeto Ecopontos.

O objetivo é implantar, em diversos pontos da cidade, ilhas de coleta seletiva gratuitas. Segundo Celso, a intenção é estabelecer Parcerias Público Privadas (PPPs) para que o projeto seja consolidado. “Uma vez implantado o Ecoponto, a ideia é agregar valor à nossa coleta seletiva que já funciona muito bem de casa em casa. Os moradores poderão levar seus resíduos para os Ecopontos e de lá eles serão encaminhados para o Galpão da Coleta Seletiva, otimizando o serviço na cidade,” observa.

Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, os ecopontos são locais adequados para o descarte gratuito de resíduos recicláveis, que funciona muito bem em diversas cidades do mundo, inclusive na capital, Fortaleza. Ressalta que a ideia de centralizar a entrega dos resíduos em ecopontos, vai facilitar a coleta e ampliar o volume de resíduos destinados ao Sistema de Coleta Seletiva, que atualmente vem sendo realizado pela Associação das Catadoras e Catadores de Resíduos Sólidos de Eusébio, que beneficia cerca de 20 famílias.

Irrigação automatizada

Outro projeto, já em execução pelos técnicos da AMMA é o sistema de irrigação automática do Polo de Lazer Francisco Ivens de Sá Dias Branco. Já foram iniciados os testes do novo sistema, que será entregue em breve juntamente com banheiros novos. Segundo Celso Rodrigues, o sistema irá minimizar os efeitos da estiagem que tem prejudicado grama dos canteiros da Praça do Polo.