Eusébio terá quatro bandas escolares em evento com as melhores do Estado

quinta-feira | 06/07/2017

O município de Eusébio participa do I Paradão 2017, evento que reúne as melhores bandas marciais, fanfarras e percussão do Estado. O evento acontece no próximo sábado, a partir das 16 horas, no Centro de Maranguape. Foram selecionadas para representar o município, as quatro melhores bandas escolares do Eusébio, são elas: da Escola Paulo Sá, Escola do Cararu, Escola Evandro Aires de Moura, e a Banda Marcial professora Marta Cordeiro. O evento é promovido pela União de Bandas e Fanfarras do Estado do Ceará (UNIBAFAN), sendo o primeiro evento da entidade no ano, antes do campeonato de 2017.

Trata-se de um grande desfile de bandas, onde cada uma terá 5 minutos para apresentar uma performance, em frente ao palanque onde ficarão os jurados. Segundo o coordenador do Departamento de Música da Secretaria de Cultura e Turismo, José Honório, o município de Eusébio recebeu o convite para participar do evento, por conta do movimento forte de bandas e fanfarras que ocorre no município. O Eusébio é destaque no Estado obtendo diversos títulos, como os mais recentes conquistados pela Banda Marcial Marta Cordeiro: campeã estadual de 2016 e vice-campeã da Copa Nacional de 2016, realizada em Pernambuco.

Além das quatro bandas do Eusébio, participam do evento as bandas de percussão: Maria Luiza, The Blessed, Benigna Pacheco, CEFS, A.R. Percussiva, FRS, JJS, e RDT Fênix Show. A banda fanfarra show; Áurea Show Brasil. E as bandas marciais: Maria Estela Gurgel, Ethos e Bamac.

Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, o convite feito a grupos do Eusébio, para participar de eventos de grande envergadura, como o I Paradão deste ano, é fruto do trabalho realizado há 12 anos, desde sua primeira gestão, através do Projeto Bandas Escolares. Ele detalha que a partir do projeto, os alunos iniciam na aprendizagem dos instrumentos musicais em suas escolas e podem chegar a ser músicos da Banda Marcial Marta Cordeiro ou da nossa Banda Sinfônica do município.

“O projeto bandas escolares é quem alimenta nossas bandas com seus valores. Hoje o projeto conta com 18 bandas de percussão, uma banda marcial e uma banda de música que está sendo transformada em Banda Sinfônica”, revelou.