Eusébio terá representante nos Jogos Olímpicos do Rio 2016

segunda-feira | 25/04/2016

O município de Eusébio estará presente nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, que ocorre entre 5 a 21 de agosto. O professor de educação física e introdutor do Badminton, na rede municipal de Ensino da Prefeitura de Eusébio, Sherlock Serra, representará o município na competição, como árbitro da modalidade, atuando como Juiz de Linha. Sua função será auxiliar o árbitro geral, ao observar se a peteca cai dentro ou fora da quadra.

Sherlock vem se preparando desde 2014 para a competição, participando de eventos testes realizados pela Confederação Brasileira de Badminton. A organização da competição selecionou os melhores árbitros do país. Ao todo, serão 50 juízes de linha, de todo o planeta, que atuarão nas Olimpíadas. Do Ceará serão apenas três: Sherlock e mais dois selecionados de Fortaleza, que realizaram as devidas capacitações.

Os jogos de Badminton acontecerão no Riocentro Pavilhão 4, na Barra da Tijuca e contará, além de atletas brasileiros já classificados, por ser o Brasil o país sede, com mais 86 atletas no masculino e do feminino de outros países, nas provas de simples e duplas. As vagas serão garantidas por meio do ranking mundial, que será divulgado apenas em maio deste ano.

Sherlock, que é professor de Educação Física da Prefeitura de Eusébio, atualmente trabalha em 5 escolas do município (Guaribas, Neusa de Freitas, Cararu, Francisco Tavares e Eduardo Alves), apenas com o Badminton. Ele afirma que conta com total apoio da Secretaria de Educação de Eusébio, desde quando iniciou a prática na Escola Francisco Tavares de Abreu, no bairro Encantada. Para este ano, ele estará formando novos professores e praticantes. O sucesso do Badminton no Eusébio, já levou representantes do município a disputarem campeonatos estaduais e nacionais.

Após as Olimpíadas, Sherlock afirma que irá trabalhar para massificar ainda mais o esporte no município, atuando em mais cinco escolas, na capacitação de educadores físicos, e no treinamento de alunos, consolidando a prática como mais um esporte presente na grade curricular das escolas.