Eusébio terá sessões de cinema adaptadas a pessoas com Transtorno do Espectro Autista

terça-feira | 10/12/2019

Uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Eusébio e o Grupo Cine Cinemas, do Shopping Eusébio, vai disponibilizar sessões mensais de cinema adaptadas a pessoas com Transtorno Espectro Autista – TEA e suas famílias a partir deste mês de dezembro.

A iniciativa surgiu de uma proposta da primeira-dama do Eusébio, Marta Gonçalves, que acompanha de perto o trabalho desenvolvido junto aos 219 autistas atendidos pelos equipamentos da rede municipal.  “A proposta é que essa atividade seja um lazer não só para as pessoas com autismo, mas para a família, que muitas vezes deixa de ir ao cinema para acompanhá-los nas terapias, além da dificuldade dos mesmos em entrar em sessões não-adaptadas. A sessão também será usada como uma extensão do trabalho terapêutico realizado na rede municipal, aumentando a possibilidade da pessoa com autismo frequentar outras sessões não-adaptadas com o decorrer do tempo”, explica Marta.

A adaptação do ambiente, nos aspectos visuais e auditivos, e o treinamento dos funcionários foram feitos sob a supervisão de uma terapeuta ocupacional especializada com auxílio de uma mãe, possibilitando alterações necessárias para que eles recebam os estímulos de forma mais eficaz a sua realidade.

Para o prefeito Acilon Gonçalves, é papel do poder público incluir atividades terapêuticas alternativas que possibilitem o melhor desenvolvimento de pessoas com TEA. “O poder público tem a possibilidade de sensibilizar a iniciativa privada em algumas temáticas. Quando isso acontece o resultado é este, centenas de famílias beneficiadas com sessões de cinema adaptadas a pessoas com TEA. Tenho certeza que não será um benefício exclusivo aos eusebienses, mas que vai beneficiar o público de municípios vizinhos e da nossa capital Fortaleza”, conclui.

No próximo sábado (14) acontece a primeira sessão, no Shopping Eusébio, a partir das 10h da manhã com exibição do filme O Reino Gelado. As próximas sessões serão anunciadas no início de cada mês durante todo o ano de 2020, respeitando as disponibilidades de classificação livre.

A Prefeitura de Eusébio irá garantir que 50% dos ingressos de cada sessão sejam reservados a pacientes com TEA atendidos nos equipamentos públicos da rede municipal e a outra metade estará aberta a venda pela administradora do Grupo Cine Cinemas.

Sessão de Cinema adaptada a pessoas com TEA: O Reino Gelado
Data: 14/12/2019