Eusébio ultrapassa meta de combate à exclusão escolar fixada pelo Selo Unicef

quinta-feira | 28/11/2019

O município de Eusébio ultrapassou a meta estabelecida pelo Selo Unicef de combate à evasão e exclusão escolar reintegrando mais de 20% dos alunos que estavam fora da Escola. O feito foi comemorado em solenidade realizada nesta quarta-feira (27) na Câmara Municipal de Eusébio, com a presença da secretária de Educação, Goretti Frota; da vereadora Neila Sá; da articuladora do Selo Unicef, Marta Mendes; da Coordenadora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Nelci Bezerra, representantes do NUCA, diretores, coordenadores, Conselho Tutelar, alunos e pais.

O trabalho, realizado, de forma intersetorial, tem como base a Busca Ativa Escolar, uma estratégia do projeto “Fora da Escola Não Pode!”. A ação procura conscientizar diferentes atores responsáveis pela inclusão escolar, além de ser uma plataforma gratuita. Conforme a Coordenadora do Departamento de Apoio ao Estudante (DAE), Maria do Carmo Bezerra, a Busca Ativa Escolar é composta do grupo de trabalho gerenciador formado pelo Gestor público; Coordenador operacional e Supervisor institucional.

O gestor público, no caso é a secretária de Educação, Goretti Frota, que tem por objetivo facilitar a comunicação entre o prefeito e os demais participantes para garantir as ações intersetoriais. A coordenadora operacional é a professora Maria do Carmo Bezerra (Carmosa), que tem como função planejar e acompanhar o andamento das ações da Busca Ativa Escolar e o Supervisor institucional é o jovem Norbério Terceiro, responsável por receber os alertas sobre crianças e adolescentes fora da escola, fazer o encaminhamento necessário para garantir a rematrícula e permanência na escola.

A secretária de Educação Goretti Frota destacou que a Comissão Busca Ativa Escolar tem caráter intersetorial e é formada por atores governamentais, não governamentais e pelo Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA). “A Comissão, primeiramente, realiza o mapeamento dos alunos que estão fora da escola, identificando onde estudavam, colhendo informações necessárias para realizar as visitas domiciliares, sensibiliza as famílias e convence as crianças e adolescente para voltar a escola. Em seguida realiza a rematrícula em uma escola mais perto de sua residência. A Comissão realiza o monitoramento e por fim faz a avaliação da evolução do processo Trajetória de Sucesso”, pontua.

Conforme o Censo escolar de 2017 o Município de Eusebio tinha fora da escola um total de 600 alunos. “A maior dificuldade a princípio era encontrar estes alunos, mas em parceria com Conselho Tutelar, NAMME, Secretaria de Desenvolvimento Social, através do cadastro do Benefício de Prestação Continuada (BPC), Secretaria de Saúde, por meio dos postos e agentes de saúde, do NUCA nas escolas e comunidades, e com os dados do próprio Censo escolar, iniciou-se o trabalho. O fato de termos um Grupo Gerenciador dinâmico e uma Comissão comprometida, exercendo seu papel no fluxo da Busca Ativa Escolar foi fundamental para o sucesso do cumprimento desta meta”, ressalta o prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves.

Ele ressalta, ainda, que na metodologia do Selo UNICEF, se o Eusébio não atingisse a meta de reduzir em 20% o total de crianças fora da escola, não seria certificado na próxima edição do selo. Durante a solenidade em comemoração à meta alcançada, diversos atores falaram das ações realizadas e da importância de se manter sempre alerta com relação a evasão escolar. A Comissão da Busca Ativa responsável pela meta batida é formada pelos seguintes integrantes:  Maria do Carmo Bezerra dos Santos; Ericléa Ribeiro; Francisca Alexsandra e José Filho (pela Secretaria de Educação); Marta Mendes (Desenvolvimento Social); Nelci Bezerra (Secretaria de Saúde); Alexsandro Abreu (Secretaria de Cultura); Mariana Cavalcante (Conselho Tutelar); Larissa Rodrigues (organização não governamental) e Gabriel França (NUCA).