Eusébio vai participar do Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Brasil

quinta-feira | 15/08/2013

A Prefeitura Municipal de Eusébio vai participar do Prêmio ODM Brasil (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio) e criar o Movimento Eu Posso Eusébio, que visa reforçar as iniciativas da gestão em prol do desenvolvimento do município diante dos parâmetros fixados pelas Nações Unidas para o planeta. A decisão foi anunciada na quarta-feira (14), pelo Prefeito Júnior, em reunião com os integrantes do Movimento Eu Posso Ceará e da representação do PNUD e da Secretaria Geral da Presidência da República, na Câmara Municipal de Eusébio.

O Eusébio vai participar do prêmio ODM com os seguintes projetos: Saúde Materno-Infantil, Agente de Saúde Adolescente (ASA), Autarquia Municipal de Meio Ambiente (Amma), Programa Renda Mínima e a Educação Integral em Tempo Integral.

A reunião na Câmara foi articulada pelo Instituto de Educação Portal (IEP), que faz parte do Núcleo Regional dos ODM e teve como objetivo, segundo Mônica Rabelo, do IEP, trazer para o município a plataforma do núcleo municipal para que o Eusébio seja um dos municípios pilotos no Ceará na implantação do programa.

O representante do PNUD e da Secretaria Geral da Presidência da República, Ricardo Figueira, fez uma explanação sobre os objetivos do milênio que foram definidos em uma reunião da Cúpula do Milênio realizado em 2000 em Nova York, onde 191 países assinaram a Declaração do Milênio, um compromisso de eliminar a extrema pobreza no mundo até 2015.

Segundo Ricardo, os oito compromissos para mudar o mundo são: erradicar a extrema pobreza; atingir o ensino universal; promover a igualdade entre os sexos; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde da gestante; controlar os casos de HIV/AIDS; garantir a sustentabilidade do meio ambiente e estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.

“Quero dizer para vocês que nessas reuniões mostro os índices negativos e positivos que o município alcançou dentro desses compromissos que citei e não foi fácil encontrar índices negativos do Eusébio. Vocês estão de parabéns pelas políticas públicas implementadas para o desenvolvimento social dessa cidade”, disse Ricardo Figueira.

Ele citou como índices que precisam ser melhorados no município, tais como a redução dos casos de mães com menos de 19 anos, que atualmente é de 21% e a meta mundial é de 9% e os casos de doenças transmitidas por vetores. “No mais o Eusébio só apresenta resultados acima da média nacional e até mundial”, destaca. Ricardo destacou que o percentual de escolas da rede pública com informática pulou de 3% em 2002 para 85% em 2011, quando a meta era 75%.

Afirmou também que o percentual de crianças sem vacinação em dia que era de 14,5% em 2000, hoje foi reduzida para 3,4%, quando a meta era de 7%. Outro dado da saúde é que as gestantes que realizam sete ou mais consultas pré-natal em 2000 eram apenas 50,2% e hoje chegam a 61%.

Segundo o consultor, outro dado é que o Eusébio é um dos únicos municípios do País que está conseguindo segurar o número de casos de Aids, pois enquanto a média nacional é de 3,4%, o Eusébio há anos mantém o índice estacionado em 2,8%.

Na área de infraestrutura de ênfase a coleta domiciliar de lixo, que era de 68% em 2000 e alcança hoje 97% das residências na cidade, quando a meta era de 80%. A coordenadora do Núcleo Movimento Eu Posso Ceará, Eliene Brasileiro, destacou os índices altamente positivos conquistados pelo Eusébio e afirmou o Núcleo Estadual do Movimento Eu Posso Ceará quer contar com a presença do município. “Criamos o movimento em 2009 e de lá para cá estamos buscando a adesão dos municípios a esse trabalho que visa o fortalecimento e incentivo das ações visando a realização dos objetivos de desenvolvimento do milênio. O Eusébio tem vários índices que já alcançam esses objetivos, daí ser um dos municípios com alto Índice de Desenvolvimento do País”, afirmou Eliane.