Eusébio vai reativar leitos da UPA e Unidade do Hospital para atender pacientes com Covid-19

segunda-feira | 15/02/2021
Hospital Amadeu Sá terá a Unidade de Covid-19 reativada, com 20 leitos (Foto:PME/Divulgação)

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Saúde do Município, está reativando os leitos para atendimentos de pacientes com Covid-19 na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e a Unidade de Covid-19 do Hospital Municipal Amadeu Sá. O prefeito Acilon Gonçalves e o secretário Josete Malheiros estiveram visitando as unidades e averiguando as condições para efetivação dos novos leitos. O retorno das unidades, segundo Acilon, deve-se ao aumento de casos e a ameaça de contaminação pela nova cepa do Covid-19 oriunda de Manaus

“Estamos reestruturando as unidades e montando os equipamentos que estavam acondicionados para o mais breve possível estarem funcionado. Serão leitos de UTI para atender todo o Eusébio e o estado do Ceará. Dessa maneira estaremos recebendo pacientes que estiverem precisando para que sejam tratados e possam retornar para as suas famílias com brevidade”, pontuou.

O prefeito afirmou que na UPA, a unidade passará de cinco para 10 leitos exclusivos para pacientes de Covid-19 e no Hospital Amadeu Sá serão 10 leitos com respiradores e 10 para atendimentos sem respiradores. Tanto o Hospital Municipal como a UPA chegaram a ter alas específicas para tratamento da doença no pico da pandemia no ano passado, que foi desativada com a diminuição dos casos.

A intenção é que esses leitos para Covid-19 estejam funcionando nos próximos dez dias, direcionadas principalmente para atender possíveis complicações com relação ao número de casos graves do Eusébio e para pessoas de outros município serem atendidas. “Vamos trabalhar para que não ocorram casos graves e por isso contamos com a colaboração de todos para que nos primeiros sintomas se dirijam aos postos de saúde para a realização do teste, que sai em 24 horas, assim poderemos continuar salvando vidas,” concluiu Acilon.