Eusébio vai sediar um Distrito de Inovação em Saúde

quinta-feira | 01/02/2018

A Prefeitura de Eusébio recepcionou, nesta quarta-feira, o presidente da Associação Internacional de Parques Tecnológicos e Áreas de Inovação (IASP) Barcelona, Josep Piqué, que fez uma visita técnica a sede da Fiocruz e ao espaço onde será instalado o Polo Tecnológico de Saúde do Eusébio, na Precabura. O prefeito Acilon Gonçalves; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Eilson Gurgel e o presidente da Autarquia Municipal de Meio Ambiente (AMMA), Celso Rodrigues, além do vice-prefeito licenciado e atual presidente da Codece, Paulo César Feitosa, representaram o município, no encontro.

A visita foi coordenada pelo Grupo de Trabalho (GT), criado pelo governador Camilo Santana, para elaborar um projeto de Distrito de Inovação em Saúde no Ceará. Inicialmente esses equipamentos serão instalados no bairro Poragabussu, em Fortaleza e no Eusébio. Segundo diretora de tecnologia e inovação em saúde da Agência Desenvolvimento do Estado do Ceará (ADECE), Robertta Mota, o GT foi instituído em agosto do ano passado e desde então está realizando estudos sobre o tema.

“Fizemos um estudo sobre vários projetos de inovação pelo mundo e um nos chamou atenção, que foi o Distrito 22@Barcelona que transformou duzentos hectares de um bairro industrial problemático da capital catalã em um distrito de produção inovador que oferece espaços modernos para a concentração estratégica de atividades intensivas em conhecimento. Segundo ela, a iniciativa é um projeto de renovação urbana e um novo modelo de cidade que visa responder aos desafios da sociedade do conhecimento.

Segundo Robertta, o 22@Barcelona é o projeto de transformação urbanística mais importante da cidade de Barcelona nos últimos anos e um dos mais ambiciosos da Europa com essas características, com alto potencial imobiliário e investimento público do plano de infraestrutura de 180 milhões de euros. “Então fizemos uma visita técnica, juntamente com o secretário de Planejamento, Maia Junior, o de Desenvolvimento Econômico, César Ribeiro e o coordenador do projeto, o médico Carlos Roberto Martins Rodrigues (Dr. Cabeto), a Barcelona e fizemos um estudo de campo para trazer a experiência para o Ceará”, disse.

Ela observa que ao mesmo tempo foi contatado Josep Piqué, que dará consultoria para a criação dos Distritos de Inovação no Estado. “Ele auxiliou a montar distrito de Barcelona, Medellin, Recife e Porto Alegre, além de cidades da Europa e Ásia. Hoje é uma referência mundial no tema, que vai auxiliar o Ceará a dar esse passo a mais para seu desenvolvimento”, pontuou.

Robertta afirmou que Piqué vai auxiliar a pensar o conceito para o Distrito do Eusébio e para isso conta com a participação da Prefeitura e da Fiocruz. Ela observa que para ser instalado o Distrito serão necessárias algumas mudanças no Plano Diretor da cidade, providência que já está sendo avaliada pela Prefeitura de Eusébio.

Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, a comitiva conheceu a sede da Fiocruz e o espaço que abrigará o Polo Tecnológico, que vai agrupar instituições e empresas que trabalhem em projetos estratégicos para o desenvolvimento na área de Saúde. Ele destaca que a revolução ocorrida em Barcelona fincou pé no digital, mas sem deixar de olhar para as pessoas, pensando soluções econômicas e tecnológicas, mas também de meio ambiente, urbanismo e mobilidade.

Na sua visão, esse conceito será também adotado no Eusébio. “A transformação ocorrerá não só na Precabura, mas em todo o município. Teremos uma cidade inteligente a partir do desenvolvimento holístico, focado na economia, no social, no uso do solo, no urbanismo, na tecnologia”, enumerou. Participaram, ainda, da visita: o ex-presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha; o representante da Global Business Consulting, Carlos Olsen; o coordenador do GT, Carlos Roberto Martins Rodrigues; Beatriz Braga, diretora de Atração de Investimentos da Adece e o deputado Odorico Monteiro.