Evento marca lançamento do livro Eusébio – Cidade da Gente

quinta-feira | 28/06/2018

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Educação, promove nesta quinta-feira, às 16 horas, o lançamento do livro Eusébio – Cidade da Gente. A publicação, fruto do trabalho coletivo de seis profissionais da Educação do município, apresenta a história e a geografia do Eusébio. O evento acontecerá na Praça do Polo de Lazer e contará com mostras culturais das escolas municipais, brincadeiras e jogos para crianças.

A ideia da elaboração do livro surgiu da abordagem feita pela Editora Didáticos, que desenvolve o projeto em vários municípios. A editora procurou no município profissionais interessados em produzir o material, sendo indicados seis professores: Alexandre Alves, Caroline Soares, Cleicemar Vidal, Helena Menezes, Laudir Campina e Liane Frota, sendo que cada um, ficou responsável por um capítulo.

Na praça será montado um parque infantil inflável e barracas com contação de história, pintura de rosto, distribuição de pipoca e algodão doce. O evento é realizado em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo, que levará também arte circense e artistas de rua para alegrar o ambiente.

Segundo Liane Frota, uma das autoras da publicação, trata-se de um livro didático que será destinado a todos os alunos do 1º ao 9º ano, que receberão exemplares. Segundo ela, apesar de o Eusébio ser um município relativamente novo, muitas histórias foram levantadas através de entrevistas com moradores e pesquisas, que foram colocadas nas páginas da edição. “A memória viva dos moradores foi fundamental para a construção da história. Foram meses de trabalho, que agora será apresentado à população”, frisou.

Para o prefeito Acilon Gonçalves, o trabalho preenche uma lacuna na área literária sobre a história do município, elaborado a partir do depoimento dos seus moradores que vivenciaram os momentos importantes da emancipação e o desenvolvimento atual da cidade. “Os alunos beberão desse conhecimento, fruto do trabalho de meses da equipe de professores, que com certeza terá bom proveito para a formação dos mesmos,” concluiu.