Fábrica de Vacinas da Biomanguinhos de Eusébio será construída este ano

quinta-feira | 28/01/2021
A Prefeitura de Eusébio foi representada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Eilson Gurgel e pelo presidente da AMMA, Israel Araújo (Foto: PME/Divulgação)

A Fábrica de Vacinas da Bio-manguinhos de Eusébio finalmente vai sair do papel. Em reunião da Câmara de Inovação, Produção e Empreendedorismo da Fiocruz/Ceará, na manhã desta quinta-feira (28), o gerente da implantação do Campus do Complexo Tecnológico em Insumos Estratégicos de Eusébio, Artur Roberto Couto, anunciou que a obra começará neste ano de 2021. Segundo ele, além das plataformas vegetais, o complexo cearense passará a produzir também o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA).

A palestra foi conduzida pelo pesquisador da Fiocruz e coordenador da Câmara de Inovação, Odorico Monteiro e aconteceu de forma híbrida, isto é, de forma presencial na sede da Fiocruz na Precabura e virtual, tendo a participação total de 70 pessoas, entre pesquisadores, funcionários da Fiocruz e pessoas da comunidade. Segundo Odorico Monteiro, a grande novidade do encontro foi que com o redimensionamento da necessidade da produção de vacinas contra Covid-19 pela Fábrica do Rio de Janeiro, o projeto cearense foi ampliado.

“A Fábrica daqui do Eusébio terá um papel fundamental na produção do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), que é fundamental para a produção dos imunizantes produzidos pela Bio-manguinhos”, disse. Segundo ele, o Complexo Tecnológico de Vacinas do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio- Manguinhos/Fiocruz) garante a autossuficiência em vacinas essenciais para o calendário básico de imunização do Ministério da Saúde.

Os IFA’s produzidos em Eusébio serão utilizados basicamente na produção vacinas para DTP e Hib, febre amarela, Haemophilus influenzae tipo B (Hib), meningite A e C, pneumocócica 10-valente, poliomielite oral (VOP), poliomielite inativada (VIP), rotavírus humano, tríplice viral e tetravalente viral.

Odorico ressalta, que na verdade, a construção da Fábrica da Biomanguinhos de Eusébio já começou, pois com o redimensionamento do projeto, a planta arquitetônica está sendo concluída e a modalidade de construção será “built to suit”, quando a licitação é feita globalmente e a empresa que for construir entrega a fábrica pronta. “Muitos equipamentos estão sendo adquiridos, então diria que essa reunião reafirmou que a Fiocruz/Ceará está na rota da vacina. É o Ceará entrando de vez na questão do complexo produtivo da saúde”, pontuou.

Sonho se torna realidade

Representando a Prefeitura de Eusébio, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Eilson Gurgel parabenizou a explanação de Artur Couto e disse que esse é um momento histórico para o Eusébio e para o Ceará. “Estamos muito felizes em ver um sonho se tornar realidade. Estivemos aqui há 12 anos quando foi lançada a pedra fundamental dessa obra, que agora está para ser iniciada. Isso é gratificante pois o Eusébio estará contribuindo para esse grande esforço nacional de produzir imunizantes que beneficiem toda a população brasileira, principalmente neste momento de enfrentamento da Covid-19”, afirmou.

Artur Couto, em sua explanação, destacou que o projeto inicial da Fábrica de Biomanguinhos de Eusébio permanecerá, “no Centro Tecnológico de Plataformas Vegetais (CTPV) do Eusébio serão produzidos princípios ativos e produtos baseados em duas plataformas vegetais: a folha de tabaco e células de cenoura. Ambas tecnologias têm como principais vantagens a escalabilidade, o menor custo potencial de produção e o fato de serem livres de ingredientes contendo derivados animais”, disse.

Destacou que a esse projeto foi acrescentado a produção de matérias primas para a produção de vacinas, “Dessa forma o projeto passará também a produzir insumos e toda matéria prima necessários para abastecer a fábrica de vacinas de Santa Cruz, no Rio. Quando estiver pronto o Centro vai gerar 400 empregos diretos, para pessoal especializado e queremos que sejam todos ocupados por trabalhadores locais. O projeto deverá estar pronto em julho, a licitação no segundo semestre e a construção ainda este ano”, afirmou Artur Couto.

O prefeito Acilon Gonçalves comemorou o anuncio da aceleração do processo de implantação da Biomanguinhos e destaca que a Fábrica vai consolidar o projeto de desenvolvimento do Polo Tecnológico de Saúde do município. Ele destaca que tanto a Fiocruz, como a Fábrica da Biomanguinhos terão grande importância na atração de novos negócios, novas moradias e também uma gama de serviços para a região, “a Precabura e adjacências se consolidarão como o grande centro de desenvolvimento para o Eusébio e para nosso estado”, frisou.

Participaram também da reunião o presidente da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA) Israel Araújo; o diretor da Fiocruz, Ceará, Carlile Lavor, entre outras autoridades.