Farmácia Central Pública dá suporte a Rede de Saúde

segunda-feira | 30/12/2013

A Prefeitura Municipal de Eusébio criou um equipamento que vem dando um importante suporte no setor de Saúde do município – A Farmácia Central Pública do Eusébio. A criação do equipamento era uma promessa de campanha e foi realizada no primeiro ano de gestão. A Farmácia é mantida somente com recursos da prefeitura e visa atender a população com medicamentos básicos e serviços ambulatoriais.

A Farmácia Central Pública funciona em horário estendido, em feriados e fins de semana, possibilitando assim o acesso aos serviços em dias e horários em que os postos de saúde não estão em funcionamento.

“Devido ao critério populacional, o Eusébio não teve condições de aderir ao projeto Farmácia Popular do Governo Federal, que por sinal cobra, mesmo de maneira simbólica, os medicamentos. Então, por iniciativa do ex-secretário de Saúde de Eusébio, Acilon Gonçalves e do nosso Prefeito Júnior, a prefeitura decidiu criar mais esse serviço de excelência que vem beneficiar a nossa cidade, com a ressalva de que os medicamentos são totalmente gratuitos”, disse o secretário de Saúde, Mário Lúcio.

A Farmácia Central Pública do Eusébio, além de garantir os medicamentos que integram a lista básica do Ministério da Saúde, realiza o atendimento ambulatorial, com aplicação de injeções, de aerossol, de curativos e de sondas. “A Farmácia Central dá suporte a rede básica de saúde e também apóia o nosso sistema hospitalar. É um serviço a mais que a Prefeitura oferece aos seus cidadãos, ampliando assim o acesso de todos a uma Saúde de qualidade ”, destacou o prefeito Júnior.

O equipamento, que funciona de segunda a sexta-feira das 8 às 22 horas e aos sábados, domingos e feriados das 8 às 16 horas, fica na Rua Irmã Ambrosina em frente à sede da Secretaria Municipal de Saúde. Os medicamentos da Farmácia Central Pública são de atenção básica e constam na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), lista com os medicamentos que tratam as doenças que mais acometem a população brasileira.