Farmácia Viva auxilia na recuperação de dependentes químicos no Eusébio

quarta-feira | 15/02/2017

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS-AD), conta com o projeto “Farmácia Viva” implantado em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa). O projeto, iniciado no ano passado, entra agora na sua segunda fase – o de capacitação de pacientes e parentes destes, para que iniciem a produção de medicamentos fitoterápicos. O plantio foi iniciado através de uma proposta de produção do elixir de Erva Cidreira tipo 12, que deverá ser utilizado em 10 pacientes que fazem uso de medicamentos controlados, como diazepan e floxetina, que utilizados como antidepressivos e calmantes, em nível de pesquisa.

A ideia é substituir os medicamentos pelo chá, auxiliando assim na recuperação de dependentes químicos no município. O projeto é voltado para os pacientes inseridos no programa de reinserção social, criado pela prefeitura através da lei municipal 993, que objetiva recuperar dependentes de drogas indevidas e devolvê-los à sociedade. Os dependentes passam de seis meses a um ano no programa, recebem todo acompanhamento médico e assistencial, realizam testes psicológicos e toxicológicos, rotineiramente, até sua total recuperação. Durante esse período eles passam por cursos de capacitação e recebem uma bolsa no valor do salário mínimo da Prefeitura.

Segundo a coordenadora do CAPs AD, Micheline Said, atualmente são 10 pacientes inclusos no programa de reinserção social. Ela destaca que a reincidência é baixa devido às ferramentas que são colocadas à disposição dos pacientes nesse período, entre elas a capacitação e acompanhamento psicológico.

A Farmácia Viva conta com plantio de Capim Santo, Chambá, Malva Santa, Babosa, Corama, Colônia, Erva Cidreira, Alecrim Pimenta e Hortelã rasteira. Nessa segunda etapa do projeto, a Sesa disponibilizará farmacêuticos que darão uma capacitação a uma turma de 20 pessoas, entre pacientes do CAPs e parentes destes.

Nesta semana os agrônomos Giovani Soares e Sebastião Leite estiveram na sede do CAPs acompanhando o trabalho. Eles são os responsáveis da implantação do projeto em todo o Estado. Giovani Soares destacou o bom espaço para o plantio da horta de plantas medicinais e ao apoio recebido pela Prefeitura de Eusébio nas atividades. Neste ano, segundo ele, o projeto foi lançado em 10 municípios do Estado.

O prefeito Acilon Gonçalves destaca que o projeto “Farmácia Viva” chega ao Eusébio com uma dupla função – o de auxiliar na recuperação e reinserção dos dependentes químicos, em tratamento, e capacitar a comunidade, já que os 20 formandos iniciais funcionarão como multiplicadores da ideia. Ele destaca que o Eusébio dará continuidade ao trabalho de prevenção ao uso indevido de drogas nas escolas, no combate e reinserção dos drogaditos na sociedade.