Feiras Culturais abrem espaço para o artesanato e a música

segunda-feira | 22/09/2014

Os quatro grandes pólos populacionais do município de Eusébio – Sede, Mangabeira, Santo Antônio e Jabuti – estão sendo beneficiados com programação de qualidade nos fins de semana, que alia a boa música, artesanato e alimentação regional. Trata-se da Feira Cultural de Artesanato, evento já tradicional no calendário cultural do município.

A Feira Cultural é realizada pela Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Cultura e Turismo e visa levar às comunidades uma opção de lazer seguro que também gere renda e emprego para a população da cidade. Durante a feira, é aberto espaço para os vendedores ambulantes e artesãos da Associação de Artesões do Eusébio (AARTE) e da Associação de Arte, Cultura e Preservação Ambiental (Associarte), para comercializem artesanato e comidas típicas. Em média, participam de 20 a 30 associados por feira.

O evento vai das 18 às 22 horas. No primeiro fim de semana do mês, a Feira acontece na Praça 23 de junho, na Grande Sede; no segundo fim de semana, na Praça da Mangabeira; no terceiro na Praça do Km 20 do Jabuti e no quarto na Praça do Santo Antônio. Neste fim de semana, a programação foi levada ao bairro do Jabuti, com apresentação da Banda de Música do município e o DJ Félix.

No próximo sábado, dia 27, o evento acontecerá ao bairro Santo Antônio, na praça do mesmo nome, quando se apresentarão o Grupo de Violão do NAEC e o DJ Félix. Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Léo Abreu, as feiras culturais são uma oportunidade de levar cultura, arte e lazer para as comunidades. Ele observa que a programação conta com total apoio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania da Prefeitura que garante a segurança e a tranqüilidade do evento.

O Prefeito Júnior afirma que a atividade tem uma grande repercussão nas comunidades e é uma opção de lazer que tem levado às famílias para as praças públicas. Segundo ele, com a Feira Cultural os espaços públicos têm sido ocupados de forma ordeira e com segurança. Destaca ainda a participação dos artesões quem com o eventom têm garantido um espaço para a demonstração e comercialização de seus produtos.