Fiocruz abrigará cursos do NAEC para seus funcionários e população da Precabura e Cararu

quinta-feira | 08/12/2022
Serão abertos cursos em oito áreas, e inicialmente em tecnologia, dança, música e cultura popular (Foto: Secult/PME)

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), firmou uma parceria com a Fiocruz-Ceará para a realização de cursos do NAEC, dentro da estrutura daquela Fundação, para atender seus funcionários e a população dos bairros Precabura e Cararu. Segundo o secretário de Cultura e Turismo de Eusébio, Tarcísio da Cultura, poderão ser atendidos funcionários da Fiocruz, bolsistas e terceirizados e a comunidade, totalizando 1.500 vagas.

Serão abertos cursos em oito áreas, e inicialmente em tecnologia, dança, música e cultura popular. Na área de Tecnologia, serão disponibilizados cursos de digitação, audiovisual envolvendo fotografia e cinema, programação com o desenvolvimento de informática básica, Excel, Power Point, Office em geral, como também e diagramação em jogos e aplicativos, usando a família Adobe Premier. Na Dança, teremos a dança de salão, forró, bolero, valsa, salsa e merengue, a zumba e curso de flexibilidade; na Música, instrumento de sopro e metal, canto coral, canto e flauta. Serão oferecidos, ainda, cursos de Inglês, de Libras e de Artesanato, além de oficinas.

“Também vamos usar o espaço de exposição e uma vez por mês faremos a exposição de trabalhos de nossos artistas. Vamos usar a metade do primeiro andar e a metade do segundo andar para os cursos e o auditório que utilizaremos nas apresentações bimestrais dos alunos. Essa parceria é uma iniciativa do prefeito Acilon Gonçalves dentro do projeto de ampliação da Cultura nos bairros, trabalhando também a cultura popular. Em janeiro estaremos desenvolvendo o reisado passando nos 24 bairros do municípios. Hoje a Secult tem 5 escolas; a da Sede, a da Mangabeira, a do Santo Antônio, do Jabuti e agora a da Fiocruz, com diversos cursos, e em breve teremos também a banda de percussão e banda marcial nos bairros”, pontuou.

O prefeito Acilon Gonçalves celebra a parceria com a Fiocruz, pois entende que ampliará o oferecimento de cursos de Educação, Arte e Cultura para aquela região do município. “A Cultura pode ser uma forte aliada da Ciência e possibilitar que os funcionários da Fiocruz e moradores daquela região possam exercitar suas vocações. A arte e a ciência têm mais ligações que podemos imaginar. O processo de criação, o raciocínio logico, o uso de cores, os ritmos, os versos, tudo segue uma linha tênue, além disso os funcionários da Fiocruz terão um grande ganho ao participarem dos cursos, pois eles permitem uma maior concentração, otimizando assim o foco e a atenção destinada à execução das atividades, além de melhorar a memória.