Fiocruz confirma inauguração de sua sede no Eusébio para agosto

quinta-feira | 12/05/2016

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) confirmou para o mês de agosto a inauguração de sua unidade no Eusébio. O espaço, de mais de 25 mil metros de construção funcional, localizado no bairro da Precabura, tem por objetivo buscar melhorar as condições de saúde do País. Em entrevista ao Jornal Diário do Nordeste, desta quarta-feira, o vice-presidente da área de pesquisa da Fiocruz, Rodrigo Guerino Stabelli, disse que até agora não houve sinalização do Ministério da Saúde que mostre contenção ou bloqueio no orçamento.

A obra está em fase de acabamento, e está sendo feita a licitação para o mobiliário da unidade. Stabelli afirma que a unidade consumiu cerca de R$ 78 milhões para construção. A Fundação pretende gerar cerca de 300 empregos diretos, hoje tem 35 funcionários concursados em atuação no Estado, e mil indiretos com toda operação da Fiocruz e a instalação do parque.

Uma segunda fase trata-se de uma planta de produção vegetal, está prevista para 2019 com investimento de R$ 200 milhões. O presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Ferruccio Feitosa, informa que até o momento existem sete empresas locais de diferentes segmentos interessadas no polo. A Adece coordenou a avaliação dos terrenos que serão negociados com os empresários e acredita que, no máximo, até julho tudo esteja devidamente resolvido.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Eusébio, Eilson Gurgel, observa que a Fiocruz, que é uma unidade de ensino e pesquisa é o primeiro dos três empreendimentos âncoras que ficará pronto no Polo Industrial e Tecnológico da Saúde (PITS), as outras são o CTI Renato Archer (vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia) e Isofarma. Ele destaca que a propriedade na qual será implantado o empreendimento tem uma área total de 55 hectares. “O local foi desapropriado pelo Estado, conforme o decreto nº 29.803, de 15 de julho de 2009. A área institucional tem cerca de 25 hectares e as áreas restantes serão ocupadas por novos empreendimentos” observou.

O prefeito Júnior destaca que todos os esforços vêm sendo feitos pela Prefeitura de Eusébio para que o projeto ganhe agilidade e que em breve possa estar consolidado no município. Ele observa que a população do entorno do empreendimento está acompanhando todo o processo com o objetivo de haver o menor impacto possível na região. “A própria Fiocruz e a Prefeitura vêm se reunindo com a comunidade dando os esclarecimentos necessários e preparando as pessoas para as melhorias que o Polo trará para todos”, pontuou.

Com informações do Diário do Nordeste