Fiocruz esclarece sobre a construção do Complexo de Bio-Manguinhos em Eusébio

sábado | 27/03/2021
O Complexo encontra-se na fase de elaboração do projeto executivo das Áreas Administrativas, de Desenvolvimento Tecnológico e do Almoxarifado (Foto: Fiocruz)

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Ceará deu esclarecimentos em seu site sobre a construção do Complexo Tecnológico em Insumos Estratégicos em Eusébio (CTIE), de Bio-Manguinhos. Conforme a Fiocruz, o Complexo encontra-se na fase de elaboração do projeto executivo das Áreas Administrativas, de Desenvolvimento Tecnológico e do Almoxarifado. O CTIE é um dos empreendimentos âncoras do Distrito de Inovação em Saúde de Eusébio, juntamente com o Campus da Fiocruz, já em funcionamento.

A previsão é que as obras desta primeira fase se iniciem até o final deste ano. A Fundação pontua que em paralelo o processo de construção, estão em discussão os projetos das instalações de produção de ingredientes farmacêuticos ativos (IFAs), que serão construídas em etapa posterior. Ressalta que na planta de Eusébio (CE) serão produzidos, inicialmente, os IFAs de diversos biofármacos, fruto de parcerias que Bio-Manguinhos/Fiocruz tem em andamento. A produção acontecerá em diferentes plataformas, tais como E. Coli, CHO, SP2 e células vegetais, ampliando a gama de produtos a serem ofertados à população.

Pandemia

A Fiocruz Ceará informa que está somando esforços com o Governo do Estado, para conter o avanço da pandemia do coronavírus com o trabalho que vem sendo desenvolvido na Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19 no Ceará, inaugurada no final de agosto de 2020. A Central funciona 24 horas por dia, sete vezes por semana, com uma média diária de 7 mil amostras testadas. De agosto de 2020 a março de 2021, foram entregues os resultados de mais de 600 mil amostras do Ceará e de outros 9 estados brasileiros.

A Central recebe amostras excedentes do Laboratório Central do Ceará (LACEN) e amostras diretamente de hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) e dos municípios, por meio de acordos firmados entre a Fiocruz Ceará e as secretarias municipais de saúde.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico de Eusébio, Eilson Gurgel, com a produção de matérias primas para a produção de vacinas, o Complexo Tecnológico em Insumos Estratégicos em Eusébio passará também a produzir insumos para abastecer a fabricação de vacinas pela Biomanguinhos no País. Ele destaca que quando estiver pronto o Centro vai gerar 400 empregos diretos, para pessoal especializado, que deverão ser ocupados por trabalhadores de Eusébio. O projeto deverá estar pronto em julho, a licitação no segundo semestre e a construção ainda este ano.

O prefeito Acilon Gonçalves comemora a parceria benéfica entre o Eusébio e a Fiocruz e vislumbra que a chegada da Biomanguinhos vem ampliar a importância do Distrito de Inovação em Saúde do Eusébio. “Teremos em nosso município um centro de alta tecnologia, que atrairá, com certeza, mais empreendimentos na área e com isso centros de formação, mais empregos e renda para nossa cidade e isso representa mais desenvolvimento e melhoria de vida para nosso povo”, avalia.

Com informações da Fiocruz