Fiocruz realiza oficina de Planejamento Estratégico visando a inauguração em junho

segunda-feira | 26/03/2018

Com previsão de ser inaugurada em junho, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), sediada na Precabura, realizou, nesta segunda-feira (26), a Oficina de Planejamento Estratégico. O evento contou com a presença do prefeito Acilon Gonçalves; da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade; do Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, César Ribeiro; do Secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda; do coordenador da Fiocruz no Ceará, Carlile Lavor e do Secretário de Desenvolvimento Econômico do Eusébio, Eilson Gurgel, entre outras autoridades.

Em suas palavras aos presentes, o prefeito Acilon Gonçalves lembrou a primeira vez que visitou o terreno onde hoje está erguida a sede da Fiocruz, na Precabura, com o ex-presidente da entidade, Paulo Gadelha. “Era um sonho, que nos juntamos e conseguimos que ele se tornasse realidade e é isso que está para acontecer. Quando se constrói o bem, aparecem muitas adversidades, que temos dificuldades de combater e não seria diferente aqui, Mas vencemos todas as barreiras. A Fiocruz hoje é uma realidade”, pontuou.

Acilon afirmou que o município aposta tanto nesse empreendimento que está querendo ampliar a área geográfica do Polo Industrial e Tecnológico de Saúde quando da revisão do novo plano diretor da cidade. “Daqui partirá também a criação de um grande polo de atendimento à saúde, dentro de uma nova metodologia para o Ceará, dando sustentabilidade ao polo”. avaliou.

Segundo ele, não se pode continuar com o sistema atual, onde se investe em equipamentos, e dentro de um ano e meio é necessário se investir novamente. “Ninguém consegue manter saúde desse jeito. Quando um Polo de Desenvolvimento de Saúde se torna um Centro de Desenvolvimento de Saúde, aumenta a possibilidade de vir aqui se instalar um grande sistema hospitalar, e as clinicas de apoio. Todos numa nova metodologia de sustentabilidade, para que inclusive possamos exportar esse modelo de funcionamento para o mundo”, asseverou.

No final ele afirmou que a Prefeitura está aberta para todas as ações que precisem para quem o trabalho no Polo seja facilitado. “Já estamos mudando as linhas de ônibus para que atenda a essa região, para que os funcionários possam se deslocar com tranquilidade. Estamos também dando atenção à segurança pública para que esse polo tenha uma atenção especial. Estamos implantando um Cinturão de Defesa da Cidade eletrônico para que agente possa criar um modelo de segurança. E esse polo também funcionará assim, já que tem áreas de proteção natural como a Lagoa da Precabura. Enfim temos a certeza que o caminho está chegando para o ponto de colher frutos e o município de Eusébio será o grande beneficiado desses frutos”, concluiu.

Falaram, ainda, o deputado federal Odorico Monteiro; o secretário de Ciência e Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda; o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, César Ribeiro; o coordenador estadual da Fiocruz, Carlile Lavor; a reitora da Unifor, Fátima Veras; o coordenador de Pesquisa e Inovação da Saúde, Carlos Roberto (Cabeto); a representante da Agência de Desenvolvimento do Ceará (ADECE), Roberta Mota e a presidente nacional da Fiocruz, Nísia Trindade.

Nísia destacou que a entidade tem uma agenda para o setor que será apresentada aos presidenciáveis, para dar segmento ao trabalho de desenvolvimento das pesquisas na área de saúde. “Esse polo no Eusébio será um grande motor para que novos projetos venham a surgir, transformando o município e o Estado em um centro exportador de tecnologia e pesquisa”, asseverou.