Gincana ambiental conscientiza alunos sobre importância da coleta seletiva

quarta-feira | 21/09/2022
Através da gincana, os alunos conhecem a importância da coleta seletiva (Foto: AMMA/PME)

Os Departamentos de Coleta Seletiva e de Educação Ambiental da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA), da Prefeitura Municipal de Eusébio, realizam até o dia 12 de outubro uma Gincana Ambiental na Escola Santa Clara. A ação visa conscientizar os alunos sobre a importância da coleta seletiva para a preservação do meio ambiente. Além disso, os alunos conhecem sobre a  vida social dos profissionais que atuam nesse trabalho, que são os catadores de materiais recicláveis.

A ação acontece num período de dois meses e será replicada em outras escolas. O objetivo é acumular material reciclável, sendo que a turma que conseguir mais material ganhará ingressos para o cinema. Estão participando dessa atividade, os alunos das turmas 7ª Série A; 7ª Série B e 8ª série. A coleta do material pela equipe da AMMA está sendo realizada nos dias de segunda e quinta-feira. O material é pesado e registrado para que no final seja feita a contagem de todo material recolhido por cada turma, para ser conhecido o vencedor.

Segundo a coordenadora do Departamento de Coleta Seletiva, Jaíres Lima, com a pandemia, aconteceu uma queda no volume do material reciclado recolhido, pois muitas pessoas deixaram de doar material. “Então avaliando essa problemática, observamos que começando nas escolas essa ação de conscientização, poderemos multiplicá-la nas comunidades, com o consequente aumento do nível de material reciclável direcionado para o centro de triagem”, afirmou.

A coordenadora de Educação Ambiental da AMMA, Stela Barros, pontua que os alunos estão tendo uma excelente participação e a gincana tem alcançado seu objetivo, que é despertar nos alunos a consciência ambiental e o respeito ao meio ambiente. “Além disso, eles conhecem um pouco da realidade da vida dos catadores e com isso se sensibilizam mais a participarem desse trabalho de doação de material reciclável, pois estão auxiliando diversas famílias carentes que atuam nesse setor”, frisa.