Governador confirma criação do BPRaio para o Eusébio

sexta-feira | 12/05/2017

Na reunião de monitoramento do programa "Em Defesa da Vida", realizado nessa quarta-feira (10), o governador Camilo Santana anunciou que irá dobrar o número de equipes do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) em Fortaleza e na Região Metropolitana, além de reforçar a presença do efetivo especializado em municípios do interior do Estado. Entre os municípios beneficiados com o grupamento, o governador confirmou o Eusébio.

Em reunião realizada no dia 29 de abril passado na Escola Neusa de Freitas Sá para debater a segurança pública do município, a notícia que o município seria beneficiado com o BPRaio foi anunciada pelo prefeito Acilon Gonçalves e pelo deputado Bruno Gonçalves. Acilon destaca que onde o Raio foi implantado houve a redução da violência. “O Governador Camilo e o Secretário André Costa nos garantiram que o BPRaio viria para o Eusébio e agora a promessa foi confirmada. Ele disse que todas as cidades acima de 50 mil habitantes terão um batalhão específico e que todos os municípios da Região Metropolitana serão beneficiados”, destacou.

Segundo o Governo do Estado, serão implantadas em 2018 novas unidades com 38 equipes, 320 policiais militares, 160 motos e seis viaturas. Na Região Metropolitana de Fortaleza, os municípios de Maracanaú, Caucaia, Maranguape e Eusébio somarão 26 equipes, 39 policiais militares, 100 motos e seis viaturas.

O secretário Municipal de Segurança Publica e Cidadania do Eusébio, Lauro Leite, entende que a presença do BPRaio no Eusébio será fundamental para o combate à criminalidade no município. Ele observa que, por outro lado, a Secretaria e a Guarda Municipal continuarão apoiando os órgãos de segurança, inclusive com o videomonitoramento, com o telefone 153, que recebe denúncias e demais ações que forem necessárias para a manutenção da paz e da segurança no município.