Grande Ciranda pela Vida alerta para o combate às mortes violentas na adolescência

quinta-feira | 28/11/2019

A Prefeitura Municipal de Eusébio, por intermédio da Comissão Intersetorial do Selo Unicef, realizou nesta quinta-feira (28), no Polo de Lazer Francisco Ivens de Sá Dias Branco, uma grande ‘Ciranda Pela Vida’, uma ação de mobilização pela prevenção de mortes violentas na adolescência. A Ciranda Pela Vida contou com representantes das secretarias de Desenvolvimento Social, Educação, Saúde, Comissão Intersetorial pelos Direitos da Criança e do Adolescente, NUCA, Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescentes-CMDCA e a Fanfarra da Escola Erotides Melo Lima

Essa ação faz parte da metodologia do Selo UNICEF, Edição 2017/2020, e compreende o Resultado Sistêmico 16 “Ações Multissetoriais de proteção ao Direito à Vida dos Adolescentes e Contra a Violência.” Esse resultado sistêmico é voltado à prevenção de mortes por causas externas na adolescência visando prevenir os homicídios, suicídios e acidentes de trânsito.

Segundo a articuladora do Selo UNICEF no Eusébio, Marta Mendes, nos últimos anos, o Brasil avançou na garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Mas, muitos meninos e meninas ainda estão expostos a diversas formas de violência. “As vítimas, em geral, são meninos negros, de famílias de baixa renda, segundo dados do UNICEF”, pontua.

Durante a atividade da Ciranda Pela Vida Pela Prevenção de Mortes Violentas na Adolescência, os representantes das secretarias apresentaram para a comunidade os diversos programas ofertados no município de Eusébio, visando a prevenção da violência contra crianças e adolescentes tais como: Escola em Tempo Integral, Busca Ativa Escolar, PAEFI, Serviço de Medidas Socioeducativas, Família Acolhedora, Projeto Vidas Preservadas, Escola da Promoção da Vida, Primeira Infância no SUAS, Serviço de Abordagem, PROERD, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos-SCFV, Programa Estudante Padrão-PEP, Parto Humanizado, Saúde Bucal, dentre outros.

Também foram apresentados os Conselhos Setoriais: Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente-CMDCA, Conselho Tutelar, e os Comitês tais como: Comitê do Sub-registro Civil de Nascimento, Comitê de Busca Ativa Escolar, Comitê Gestor do Criança Feliz.

O objetivo da atividade, segundo a professora Maria do Carmo Bezerra foi repassar para a comunidade todos os projetos em favor da vida que o município oferece. “Na Educação temos vários, como o Cientista do Futuro, os vários projetos realizados pelo DAE, como combate a erradicação do trabalho infantil, a Comissão do Meio Ambiente e Qualidade de Vida – COM VIDA, Rodas de Conversa, Contação de Histórias, e até o Bolsa Família. Esses projetos acolhem o jovem e a criança para que eles consigam superar suas dificuldades e apreendam a valorizar cada dia a vida”, argumentou.

O prefeito Acilon Gonçalves destaca que a Prefeitura trabalha de forma intersetorial para que a população tenha um melhor acolhimento nas diversas áreas sociais, a ponto de um projeto realizado por uma secretaria ser complementado por outra de forma integrada. “Essa estratégia de ação vem dando grandes resultados. Com isso temos uma saúde mais resolutiva, uma educação integradora, desenvolvimento social mais efetivo e a formação cidadã visando a melhoria da qualidade de vida de todos. São com esses propósitos que trabalhamos diariamente,” finaliza o gestor municipal.