Grande Mangabeira se veste de verde e amarelo na comemoração da Semana da Pátria

terça-feira | 05/09/2017

A Grande Mangabeira se vestiu de verde e amarelo para ver, literalmente, a banda passar na manhã ensolarada desta terça-feira (5), no terceiro dia dos desfiles cívicos do Eusébio, em comemoração a Semana da Pátria 2017. O palco foi montando em frente a Igreja de São Francisco, na avenida Eduardo Weyne, onde as autoridades presentes puderam visualizar a performance das nove escolas da região, além do grupo de idosos do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), da Mangabeira.

O desfile foi aberto pela Escola Mundo Encantado da Criança, da localidade do Novo Portugal, que abordou nas suas alas, o tema sustentabilidade; programa Vem Ler Comigo; atividades realizadas no tempo integral, nas áreas de esporte, lazer, cultura e educação; projetos como o COM Vida e Educação de Jovens e Adultos. A Escola destacou que foi a primeira a adotar o projeto Mais PAIC.

A seguir, a Escola Otoni Sá, que este ano está completando 18 anos de criação, trouxe em sua comissão de frente bailarinas com roupas feitas de materiais recicláveis. As demais alas exploraram também o tema sustentabilidade, com destaque para o projeto “Otoni Sustentáve”l. Foram apresentados os diversos projetos realizados na escola, como a coleta seletiva e a confecção de mudas de plantas. A Escola foi acompanhada pela Banda de Percussão da Escola das Guaribas.

A Unidade a desfilar em seguida foi a Escola do Cararu, que completa neste ano, 32 anos de existência. A Escola apresentou diversas alas representando projetos realizados no período do Tempo Integral, com destaque para a Banda de Lata, projeto em parceria com o SESC, além do grupo de teatro da escola, também bastante requisitado. Apresentou, ainda, o grêmio escolar, a rádio escola, a oficina de informática, a sala da AEE, a EJA, e encerrando o desfile sua Banda de Percussão.

A Escola Francisco Tavares de Abreu explorou os elementos da natureza e a ecologia. Apresentou os projetos realizados na escola, como Peteca, COM Vida, Proerd, Alimentação Saudável, Teatro, Oficinas Lúdicas, Esporte, entre outras. A Banda de Percussão da Escola finalizou a apresentação.

A Escola seguinte foi a Elisbão Pio, localizada no Cararu, que trouxe uma representação da Lagoa da Precabura e a necessidade de sua preservação; projetos esportivos e fez duas apresentações de dança com dança moderna e hip hop, para os aplausos dos presentes.

A Escola João de Freitas Ramos, através de sua oficina de dança, apresentou uma bela performance de balé, utilizando fitas e bolas. Em suas alas, abordou os temas; sustentabilidade, água, energia alternativa e os 30 anos de emancipação do Eusébio.

A Escola Eduardo Alves Ramos, por sua vez, representou a comunidade do Timbú, abordando o tema “o lúdico do lixo”, destacando ações de reciclagem e de sustentabilidade em todas suas alas. Algumas faixas tiveram suas frases destacadas como: “Eu pratico a sustentabilidade”, “No esporte, quem mais perde é quem não pratica”, “Que mundo você quer deixar plantado?”. O desfile foi finalizado com a Banda de Percussão da escola.

A Escolas Paulo Sá, a única da região da Mangabeira, 100% tempo integral, chegou a avenida apresentando seu grupo gestor seguido de algumas homenagens como à Lei Fabiana Guimarães, que criou o Dia do Escritor Eusebiense, com a presença da escritora que é moradora do bairro. O Grupo de Dança da Escola, o “Scorpions”, que tem se destacado em diversos eventos realizados na cidade, fez uma bela apresentação. Também foram apresentados os projetos de Karatê e Gol Nota 10, de incentivo ao esporte. A Escola foi seguida pelo Grupo dos Idosos do CRAS da Mangabeira e pela Banda de Percussão da Escola da Lagoinha.

Finalizando o desfile apresentou-se a Escola de Ensino Médio Estadual Manoel Ferreira da Silva, a mais antiga da região, com 62 anos de existência. A Unidade apresentou os elementos da natureza, os 17 Objetivos do Milênio, projetos de sustentabilidade e uma homenagem póstuma à professora Francileide Rocha, uma das primeiras professoras da localidade.

Ao final dos desfiles cívicos foram entoados o Hino Nacional e o Hino de Eusébio, pela Banda de Música do Município, seguido da fala da secretária de Educação, Goretti Martins, que destacou a bela apresentação das escolas. “Vocês demonstraram ordem e civismo, dando exemplo de amor a pátria.

Já o prefeito Acilon Gonçalves, encerrando a solenidade destacou a bela apresentação das bandas de percussão, demonstrando a razão de o Eusébio ter sido deca campeão do Ceará, devido à qualidade de seus grupos musicais.

“Vocês deixaram uma grande responsabilidade para as escolas da Sede, que agora vão ter que superar o lindo desfile que vocês apresentaram aqui. Cada faixa, cada cartaz vocês trouxeram uma lição de vida. Aumentando também nossa responsabilidade de cuidar bem de vocês para que nos auxiliem a eliminar as drogas da vida de tantas famílias, que hoje sofrem essa grande mazela da sociedade atual”, finalizou.

O desfile contou com o apoio da Guarda Municipal e da Autarquia Municipal de Trânsito (AMT) que orientou o transito da região. Estavam presentes também no ato cívico: a primeira dama de Eusébio, Marta Gonçalves, vereadora de Fortaleza, licenciada, que hoje está secretária da Coordenadoria Especial de Política Sobre Drogas, da Prefeitura Municipal de Fortaleza; o secretário de Cultura e Turismo, Léo Abreu; o Secretário de Governo e Desenvolvimento da Gestão, Roberto Rocha, o presidente da AMT, Ocleilson Lima e os vereadores Wanda Morais, Henrique do Timbu, Elenilson, Neila Sá e Nildinho.