Guarda Civil Municipal de Eusébio é primeira da Região Metropolitana a receber autorização para porte de arma

sexta-feira | 20/05/2022
Durante toda essa semana, um grupo de oficiais do efetivo participa de qualificação.
Fotos: Jully Lioba/PME

A Guarda Civil Municipal de Eusébio foi autorizada pela Polícia Federal a portar arma de fogo nas suas ações. A decisão oficial foi publicada no último dia 26 de abril no Diário Oficial da União (DOU). A Concessão de Autorização do Porte de Arma de Fogo Institucional para os integrantes da Guarda Civil Municipal de Eusébio tem vigência de 10 (dez) anos, ou seja, com validade até 2032.

Rejane Sales, Secretária Municipal de Segurança Pública e Cidadania de Eusébio, pontua que desde o dia 13 de maio a Polícia Federal começou a emitir o número do porte de armas para o efetivo. “A Polícia Federal no último dia 13 de maio do ano em curso começou a emitir o número do Porte de Arma Fogo para a Guarda Civil Municipal de Eusébio. A  GCME foi a segunda Guarda  do Ceará e a primeira da Região Metropolitana de Fortaleza a receber o Porte de Arma. Os GCME estão em constante treinamento para melhor atuarem nas ações preventivas na segurança dos munícipes e na proteção de bens, serviços, logradouros públicos municipais e instalações”, pontuou Rejane Sales.

Fotos: Jully Lioba

Durante toda essa semana, um grupo de oficiais do efetivo está se qualificando no stand de tiro com aulas práticas e na sede da Secretaria com aulas teóricas. De acordo com o instrutor Gledson, da Polícia Federal, o efetivo está sendo capacitado para o uso tático da arma de calibre 12. “Esse grupo que estamos capacitando está sendo orientado para o uso da arma calibre 12. Já fizemos algumas aulas teóricas e, agora as aulas práticas aqui no stand de tiro. Após essas aulas eles serão avaliados pela Polícia Federal”, disse. O efetivo da Guarda Civil Municipal de Eusébio conta com 140 oficiais. 93 já estão qualificados e outros em qualificação para o uso da arma de fogo.