Guarda Civil Municipal de Eusébio recebe autorização da Polícia Federal para ter porte de arma de fogo institucional

sexta-feira | 29/04/2022
Dos 140 guardas municipais, 93 fizeram o curso de armamento e tiro e estão em processo para receber o porte de arma (Foto: Levy Oliveira/ PME)

Eusébio é o segundo município do Ceará e primeiro da Região Metropolitana a receber autorização da Polícia Federal para que os integrantes da Guarda Municipal tenham porte de arma de fogo. No último dia 26 de abril foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) o Extrato do Acordo de Cooperação Técnica – ACT n° 1/2022 – UASG 200392 -SR/PF/CE, celebrado entre a Superintendência Regional de Polícia Federal no Ceará e a Prefeitura de Eusébio, cujo objeto é a Concessão de Autorização do Porte de Arma de Fogo Institucional para os integrantes da Guarda Civil Municipal, com vigência de 10(dez) anos.

Segundo a Secretária Municipal de Segurança Pública e Cidadania de Eusébio, Rejane Sales, a publicação do ACT para a concessão do porte de arma de fogo funcional aos integrantes da Guarda Civil Municipal, traz segurança jurídica no mister de suas atribuições, uma vez que estarão devidamente legalizados a portarem arma de fogo. Nesse contexto a população do Eusébio será beneficiada com uma Guarda mais aparelhada na proteção e prevenção dos bens públicos e logradouros e de seus usuários.

A Secretária ressalta que a SMSPC está entregando a documentação solicitada pela Polícia Federal e, até meados de maio, acredita que os GCM já estejam com os números de registros do porte de arma em suas carteiras funcionais. Dos 140 Guardas Civis Municipais de Eusébio na ativa, 93 fizeram o curso de armamento e tiro e estão em processo para receber o porte de arma.

Segundo o coordenador da Guarda Civil Municipal de Eusébio, Rafael Costa, os guardas-civis tiveram que realizar exames toxicológicos, exames psicológicos e serem aprovados no curso de armamento e tiro. Os GCMs que receberem o porte de arma, terão que fazer anualmente uma capacitação de 60 horas/aula para que a Guarda possa colocar homens competentes e habilitados nas ruas.

O prefeito Acilon Gonçalves observa que a Prefeitura vem trabalhando para garantir uma maior segurança dos cidadãos eusebienses e a Guarda Civil Municipal tem um papel fundamental nesse processo. “Com essa iniciativa estamos também valorizando os guardas municipais pelo comprometimento que eles têm como guardiões do patrimônio do município e o nosso maior patrimônio é a população, nossos munícipes”, complementou.

O chefe do Executivo Municipal enfatizou que o porte de armas pela Guarda Municipal faz parte de um amplo projeto de segurança pública para todo o município. “Acredito que o armamento da Guarda Municipal trará segurança para eles e para nossa população. Estamos finalizando o curso para colocar nas ruas mais 100 novos guardas-civis. É dessa forma que pensamos a segurança, com homens capacitados e tecnologia para termos uma sensação maior de segurança”, enfatizou.