HMDAS realizará ações em alusão ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano

quinta-feira | 18/05/2023

Nesta sexta-feira (19) é comemorado o Dia Nacional e Mundial de Doação do Leite Humano, mais conhecido como leite materno. Se o leite materno for considerado o único alimento da criança até os seis meses de vida, os benefícios para a saúde do bebê são inúmeros, dentre eles, os principais são: protege a criança contra diarreias, infecções respiratórias e alergias; reduz em até 13% a mortalidade em crianças menores de 5 anos; reduz o risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta.

Em Eusébio, desde 2015, o Posto de Coleta do Hospital Amadeu Sá, funciona em parceria com o Banco de Leite Humano do Hospital Infantil Albert Sabin. Em 2022, o banco de leite do Hospital e Maternidade Amadeu Sá realizou 2.668 atendimentos individuais, 264 visitas domiciliares, 69 atendimentos externo, 3 atendimentos na Sala de Apoio a Mulher Trabalhadora que Amamenta (SAMTA) e 132.380ml de leite humano coletados.

Em alusão ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano, a equipe do Posto de Coleta realizará duas ações. Jaqueline Torres, coordenadora do Banco de leite do Hospital Municipal Dr. Amadeu Sá destaca as ações que irão realizar nesta sexta-feira . “N´ós iremos realizar duas ações. Uma delas é uma visita para as doadoras de leite ativas e outra ação é um momento do Bebê Majestade, onde a equipe irá falar um pouco sobre o trabalho do posto de coleta e sobre a importância da amamentação nos primeiros anos de vida do bebê”, destacou.