Hospital Amadeu Sá encerra Semana Mundial de Aleitamento Materno com orientações para profissionais

domingo | 07/08/2022
As orientações aconteceram no Auditório do anexo do Hospital Amadeu Sá. Fotos: Levy Oliveira/PME

A Prefeitura de Eusébio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou durante esta semana ações voltadas para a Semana Mundial de Aleitamento Materno, no Hospital Dr. Amadeu Sá. O tema da campanha deste ano foi “Aleitamento Materno: Fortalecer a Amamentação – Educando e Apoiando”. Nesta sexta-feira (5), os profissionais da saúde do Hospital Dr. Amadeu Sá participaram de orientações voltadas para amamentação e aleitamento materno. As orientações aos profissionais foram repassadas pelas profissionais Larissa Frota e Jackeline Torres.

Mesmo com as ações da Semana Mundial de Aleitamento Materno, o Hospital Amadeu Sá dispõe de Oficinas de orientações para mães que amamentam. De acordo com a enfermeira Larissa Frota, as Oficinas acontecem sempre nas segundas. “Sempre às segundas-feiras na parte da tarde temos momentos de orientação para as gestantes que fazem o pré-natal ou que já tem filho recém-nascido. O intuito da visita, é para elas se familiarizem com o ambiente de parto, seja normal ou cesariano. Nessa semana realizamos também o “mamaço” no jardim aqui do Hospital, onde pudemos enfatizar a importância do aleitamento materno de forma exclusiva até os seis meses de vida do bebê e forma complementada até dois anos de idade”, disse.

O Hospital Amadeu Sá também dispõe de uma sala de apoio para as mães que amamentam como forma de orientá-las na prática de amamentação correta. Essa sala funciona 24h por dia e para participar das Oficinas de amamentação no Hospital Amadeu Sá é preciso que a paciente seja encaminhada pelo posto de saúde. Larissa Frota pontua. “Essa Sala é de apoio a mulher trabalhadora que amamenta, ela é uma sala de apoio a mulher que está amamentando e tem dúvidas e dificuldades, é uma sala também que funciona o posto de coleta de leite materno que tem parceria com o Hospital Albert Sabin”, pontuou.

Jackeline Torres, responsável técnica pelo Posto de coleta de leite materno do Hospital Amadeu Sá acompanha muitas mães que possuem dificuldades no processo de amamentação. “Tem mãe que chega com dúvidas porque o bebê chora, se a criança sente cólicas. Outras também acham que o seio pode cair se amamentar muito. Nossa função é orientar da melhor forma e tirar esses “mitos” delas. A orientação que passamos para os profissionais aqui do Hospital é a de incentivar sempre o aleitamento materno”, disse.