Hospital Amadeu Sá realiza conscientização sobre aleitamento materno nas comunidades

sexta-feira | 17/08/2018

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Saúde, está realizando várias atividades em comemoração ao “Agosto Dourado”, voltado para o incentivo ao aleitamento materno. Segundo a enfermeira Jackeline Torres, responsável técnica do Posto de Coleta de Leite Humano do Hospital, os trabalhos de conscientização serão levados, ainda neste mês, para as comunidades, com ações nas Unidades Básicas de Saúde.

As chamadas ‘oficinas itinerantes’ serão realizadas por profissionais da maternidade do Hospital Municipal, levando um trabalho educativo sobre gestação e parto e informações importantes sobre os benefícios do parto vaginal. O calendário das oficinas é a seguinte: Jabuti (14/08); Mangabeira (21/08), Timbu (27/08); Lagoinha (04/09; Parque Havaí (10/09).

Jackeline destaca ainda que o Posto de Coleta de Leite Materno atua com o ambulatório de aleitamento materno atendendo às mães com dificuldades, “atendemos aqui mesmo no hospital todos os dias da semana das 8 às 16hs. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 98617-8799”, detalhou.

A programação, no âmbito do Hospital, aconteceu entre 1º a 7 deste mês, voltada para as gestantes em atendimento na unidade hospitalar. Entre as atividades realizadas, os profissionais promoveram um momento tira-dúvidas com as puérperas agendadas para avaliação pediátrica a teste do olhinho; rodas de conversa nas enfermarias; blitz de orientação com as gestantes em atendimento; sala de espera com as puérperas no teste de pezinho e uma conversa com os profissionais da unidade hospitalar com intuito de sensibilização para a importância do aleitamento materno.

O Secretário de Saúde de Eusébio, Mário Lúcio, destaca que a campanha do ‘Agosto Dourado’, realizada anualmente é o ápice das ações promovidas durante todo o ano pelo setor de Saúde no município. Ele destaca o trabalho realizado também pela Sala de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta (SAMTA), que fica no Hospital Municipal Dr. Amadeu Sá. No mesmo local onde também funciona Posto de Coleta de Leite Materno. Mário Lúcio assevera que na Sala, as mães trabalhadoras que retornam da licença maternidade passam a ter espaço adequado para fazer o desmame durante o expediente de trabalho e o acondicionamento e preservação do leite coletado para continuar a alimentação do filho com leite materno.

O prefeito Acilon Gonçalves salienta que o leite materno, até os seis meses de vida do bebê, deve ser exclusivo. “O leite materno é o melhor alimento para o recém-nascido e não tem contraindicação. Ele auxilia no desenvolvimento da criança e evita que ela tenha problemas de saúde, como diarreia ou problemas respiratórios. Além da campanha, as ações de incentivo ao aleitamento materno são contínuas no Eusébio, através dos agentes comunitários de saúde e dos profissionais dos Postos de Saúde. No Eusébio, a média de pré-natais realizados pelas gestantes chega a sete por gravidez, considerado o ideal pelo Ministério da Saúde”, conclui o prefeito