Rua Edmilson Pinheiro, 150, Autódromo, Eusébio - Ceará, 61760-000 | 85 3924-6780
prefeitura@eusebio.ce.gov.br

Notícias

Hospital Amadeu Sá realiza programação em comemoração à Semana Mundial de Aleitamento Materno

sexta-feira | 15/07/2022
A atividade acontece nas dependencias do Hospital. No ano passado as mães participaram de um mamaço na sala de espera do Hospital (Foto: PME/Arquivo.

O Hospital Municipal Dr. Amadeu Sá realiza uma série de atividades durante a Semana Mundial de Aleitamento Materno, que acontece de 1 a 5 de agosto. O tema deste ano é “Fortalecer a amamentação, Educando e Apoiando”. O objetivo é incentivar a prática da amamentação, que segundo especialistas reduz em até 13% a mortalidade infantil até cinco anos, impede crises de diarreia e as infecções respiratórias, reduz os riscos de alergias, diabetes, alto colesterol e hipertensão e proporciona uma melhor nutrição e evita a obesidade.

A programação será iniciada no dia 1º de agosto com uma ação na Sala de Espera do Hospital Dr. Amadeu Sá, pela manhã, e visita das gestantes à Maternidade, no período da tarde. No dia 02 de agosto acontecerá um “Mamaço” no Hospital com as Mães Doadoras. No dia 03 de agosto, pela manhã, acontecerá uma oficina sobre gestação e nascimento e a tarde outra oficina sobre “Cuidados com o recém-nascido e amamentação”, à tarde. No dia 04 de agosto, será realizada uma visita domiciliar às doadoras ativas no Posto de Coleta de Leite Humano e no dia 05 será encerrada a programação com uma palestra sobre a importância da Semana Mundial de Aleitamento Materno para os servidores.

A Prefeitura de Eusébio, através da Sala de Apoio ao Aleitamento Materno, incentiva de forma permanente o aleitamento materno no município, atuando também no sentido de orientar e proporcionar as mães melhores condições para que realizem a prática até os seis primeiros meses de vida do bebê. A Sala também conta com o Posto de Coleta de Leite Humano que recebe doações de leite materno que é destinado para o Banco de Leite do Hospital Alberto Sabin e a Sala de Apoio a Mulher Trabalhadora que Amamenta (SAMTA).

O prefeito Acilon Gonçalves destaca vários fatores favoráveis que o aleitamento materno proporciona: “O leite materno é o melhor alimento que um bebê pode ter. É de fácil digestão e promove um melhor crescimento e desenvolvimento, além de proteger contra doenças. Dar ao bebê outro alimento, que não o leite materno, aumenta o risco de diarreia ou outra doença. Bebês recém-nascidos devem ficar perto de suas mães e devem ser amamentados na primeira hora após o parto. O colostro, o leite amarelado e grosso que a mãe produz nos primeiros dias após o nascimento, é o alimento ideal para recém-nascidos”, destaca.

Cita, ainda, que a amamentação frequente faz com que a mãe produza mais leite. “Quase toda mãe é capaz de amamentar com sucesso. No entanto, muitas mães precisam ser encorajadas e ajudadas para que possam começar a amamentar, por isso disponibilizamos esse serviço da Sala de Apoio a Amamentação no Hospital Amadeu Sá, pois o leite materno é a primeira ‘vacina’ do bebê e também é responsável por criar um laço maior entre mãe e filho. A partir dos seis meses, os bebês precisam de uma alimentação variada, mas o aleitamento materno deve continuar até o segundo ano de vida da criança ou mais”, incentiva.