Hospital Dr. Amadeu Sá realiza programação alusiva a Semana do Bebê

sexta-feira | 15/10/2021
Durante toda a semana a equipe do HMDAS trabalhará para selecionar o Bebê Majestade (Foto: PME/Divulgação)

O Hospital Municipal Dr. Amadeu Sá (HMDAS) aderiu as comemorações da Semana do Bebê que acontece de 18 a 22 de outubro e fará uma programação especial através dos profissionais da unidade de saúde voltada para os pacientes e público em geral. Durante toda a semana a equipe do HMDAS trabalhará para selecionar o Bebê Majestade, que terá que nascer durante a semana e preencher todos os requisitos para se tornar o bebê Majestade de 2021.

A abertura das Ações da Semana do Bebê no Hospital acontecerá no dia 18 com a participação da diretora da Instituição Hospitalar, Inês Said e será iniciada a construção do Mural da Semana do Bebê. A atividade acontecerá no período da tarde. No dia 19, na Sala de Espera do Hospital, acontecerá uma palestra sobre o “desenvolvimento com qualidade de vida na primeira Infância”, com a participação da enfermeira Jackeline Torres e da Assistente Social, Jacqueline Rocha, no período da manhã.

No dia 20, será realizada a entrega de Kits na Triagem Neonatal, contemplando os Recém-nascidos registrados e aqueles que estiverem na fase do Aleitamento Materno Exclusivo. No dia 21, na Sala de Espera, a assistente social, Dariele Moreira, falará sobre o tema Certidão de Nascimento. A semana ficará encerrada no dia 22, com a coroação do Bebê Majestade, que contatá com a participação do prefeito Acilon Gonçalves, da primeira-dama Marta Goncalves, da diretora do Hospital, Inês Said, da chefe de enfermagem, Bruna Said e representantes da Comissão do Selo Unicef.

Origem

A primeira Semana do Bebê foi realizada no ano 2000, em Canela, Rio Grande do Sul. Em 2010, o UNICEF sistematizou a iniciativa e passou a disseminar a Semana do Bebê em todo o Brasil. E, desde 2013, a Semana do Bebê também faz parte das ações estratégicas de participação social do Selo UNICEF, outra iniciativa do UNICEF para melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes no Semiárido e na Amazônia Legal Brasileira. Nos últimos anos, essa ação também ajudou na formação de novos profissionais das redes de saúde e educação e contribuiu para a melhora no acompanhamento integral e multidisciplinar dos bebês de até 1 ano de idade, no aumento dos índices de amamentação e na diminuição do desmame precoce.